
Uma estrutura de contenção construída no ano passado na BR-262, em Abre Campo, na Zona da Mata mineira, colapsou parcialmente nesta semana. A obra, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), custou aproximadamente R$ 7 milhões aos cofres públicos.
A construção começou em fevereiro de 2022, após um deslizamento de terra, em janeiro, interditar a rodovia, na altura do km 96,4.
Técnicos do Dnit visitaram o local e avaliaram que deveria ser construída uma cortina atirantada, uma espécie de parede de concreto que funciona como dispositivo de contenção e visa impedir o desabamento de encostas.
O Dnit contratou as obras de forma emergencial – nesse caso, há dispensa de licitação e as intervenções devem ser concluídas em, no máximo, seis meses.
A construção foi concluída em agosto e, nesta semana, parte da estrutura colapsou. Nas imagens, é possível ver trincas e rachaduras na cortina atirantada.
Veja vídeo
Em nota, o Dnit afirmou que realizou vistoria técnica no trecho e "estuda solução para o problema". Disse também que investiga "as possíveis causas do incidente".
Ainda segundo o órgão, a BR-262, em Abre Campo, "segue com trânsito totalmente liberado por meio de desvio".