Sexta, 05 de Março de 2021 07:47
31 986773569
Coronavírus Mutação

Minas encontra nova variante da Covid em vítimas de Manaus internadas em Uberaba

Apesar da descoberta feita pela Funed, Estado garante que não é possível afirmar que há circulação das novas cepas no território mineiro

15/02/2021 22h21 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Hospital Regional de Uberaba/ Divulgação
Hospital Regional de Uberaba/ Divulgação

Seis dos 18 pacientes com Covid-19 que foram transferidos de Manaus para fazer tratamento em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, estavam infectados com a nova variante do vírus. A descoberta foi feita pela Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed) e confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (15).

A nova cepa circulou no Amazonas quando o sistema de saúde de lá entrou em colapso, com recorde de internações devido ao alto contágio de Covid-19 e com falta de oxigênio para pacientes. A mutação foi associada à maior transmissão do vírus.

Apesar da constatação, o governo de Minas não confirma que o vírus mais contagioso circula entre os moradores do território. "A SES esclarece que não é possível afirmar que há circulação das novas variantes no Estado", informou.

Quando os 18 pacientes de Manaus vieram para Uberaba, no meio do caos vivido pelo Amazonas, foram submetidos a exames e isolados em uma área hospitalar. O material colhido foi encaminhado para análise na Funed em Belo Horizonte.

"O Laboratório Central da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed) detectou, por meio do sequenciamento genético, a presença da nova variante do coronavírus P1 em seis pacientes vindos de Manaus. A P1 é derivada de uma das variantes predominantes no país, a B.1.1.28", explicou.

A Prefeitura de Uberaba declarou que ainda não foi oficialmente notificada.

Transferência

Os pacientes de Manaus foram trazidos para Uberaba no dia 24 de janeiro, após superlotação dos hospitais amazonenses e da falta de oxigênio nas unidades de saúde. No total, 10 vítimas se curaram e tiveram alto e oito morreram. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 07h40 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 32°

22° Sensação
12.7 km/h Vento
72.5% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.