A Câmara dos Vereadores de Santa Maria aprovou, na 11° sessão ordinária desta Segunda-feira (10-07), o projeto de lei que institui o "Dia municipal da oração pela cidade". De autoria do Vereador Luciano Silva AVANTE, o texto estabelece a data 30 de Dezembro, no calendário oficial do município de Santa Maria de Itabira, o DIA MUNICIPAL DA ORAÇÃO PELA CIDADE. Exatamente um dia antes da data de fundação da cidade de Santa Maria de Itabira.
O projeto de lei estabelece ainda que as comemorações da presente lei ficarão a cargo e por responsabilidade das igrejas religiosas de Santa Maria de Itabira e que fica o poder executivo e casa legislativa o compromisso de apoiar e difundir a mencionada data de forma gratuita aos munícipes da cidade.
Na justificativa, o parlamentar Luciano Silva ressaltar a importância de"todos juntos reuni em uma só fé pela cidade", a iniciativa visa também levantar um clamor pelas autoridades constituídas e eleitas do município.
Ele ressalta que a oração é um ato do interior do ser humano, onde este conversa com Deus para agradecer pelas coisas boas de sua vida, para pedir orientação sobre seus problemas e por aquilo que almeja. Orar é uma forma que todo ser humano encontra em buscar o equilíbrio interno e com isso, são colocados nas mãos de Deus os conflitos em família, cura interior, realização profissional, paz, saúde, dentre outros. Também existem os grupos que se reúnem em oração, a fim de agradecer pela qualidade de vida, pela saúde e por outras bênçãos recebidas. Por fim, consta no texto que "sem discriminação de religião, este ato é de fundamental importância para uma vida cristã, pois a pessoa que ora é a mais beneficiada pela força de sua própria oração".
Segundo Luciano Silva, "a oração é um instrumento importante para melhorar a vida na cidade, feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para veto ou Sansão do prefeito Reinaldo das Dores.