Na rua Gama, debaixo do Cruzeiro no alto na Vila Marília,em Santa Maria de Itabira, um deslizamento de terra atingiu dois carros que estavam estacionados e interditou a rua nesta sexta feira (19-02).
Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil (ligue para 199) e o Corpo de Bombeiros, assim como o máximo de pessoas que residem na área atingida. Além disso, afaste-se e oriente os curiosos para que se mantenham afastados do local do deslizamento, pois pode haver novas ocorrências.
Precauções
- Conserte vazamentos de água o mais rápido possível. Se necessário, construa canaletas.
- Não amontoe lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele dificulta o caminho das águas, aumentando, assim, o peso e o perigo de deslizamento. Jogue o lixo e o entulho em cestos apropriados.
- Não remova a vegetação superficial, pois elas ajudam a fixar o terreno.
- Não faça corte nos terrenos sem licença da Prefeitura.
- Avise imediatamente a Defesa Civil do seu estado se você observar o aparecimento de fendas e depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação do tronco de árvores e de postes e surgimento de minas de água.
Atenção aos sinais
Antes de o deslizamento começar, surgem falhas no terreno, com os seguintes resultados:
- Portas e janelas empenam ou emperram de repente.
- Rachaduras novas surgem no reboco, no concreto, em tijolos ou fundações.
- Rachaduras antigas se alargam.
- Paredes externas e calçadas começam a se afastar do prédio ou da construção.
- Elementos verticais do terreno se inclinam ou se movem.
- Água e protuberâncias se acumulam na base da encosta.
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.