Quarta, 23 de Junho de 2021 16:00
31997322364
Educação COLUNISTA

Utilização de ferramentas digitais na educação; Entrevista com a Neuropedagoga Maria Tatiane

Maria Tatiane é Neuropedagoga, ativa e apaixonada pela educação, atua com palestras e desenvolvi um projeto a fim de transbordar conhecimento e crenças que nos permita acreditar ainda mais que educação vale muito.

08/05/2021 23h16 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Edílson Joel
Neuropedagoga Maria Tatiane (Foto Reprodução Instagram)
Neuropedagoga Maria Tatiane (Foto Reprodução Instagram)

 "Aquilo que escolhemos focar nossa atenção é muito importante. Primeiro vem o pensamento, antes de escolher algo ou tomar uma atitude, precisa imaginar o que deseja. Quanto mais você pensa, mais forte seu pensamento se torna em torno daquilo e eles se tornam crenças". Maria Tatiane é Neuropedagoga, ativa e apaixonada pela educação, atua com palestras e desenvolvi um projeto a fim de transbordar conhecimento e crenças que nos permita acreditar ainda mais que educação vale muito.

O que é a Neuropedagogia ?

A neuropedagogia é um campo de pesquisa que envolve como o cérebro humano adquire vários conhecimentos e como manter esse aprendizado. Essa ciência nos permite estudar as melhores maneiras de permitir que as pessoas desenvolvam plenamente suas habilidades e aptidões.

Nesse período de pandemia houve mudanças na forma de educação?

Sim, mais que necessário foi uma oportunidade para reformular métodos e práticas a fim de alcançar novas possibilidades e possíveis resultados desejados na aprendizagem.

Quais Ferramentas São Acessíveis Para as escolas e para os professores ?

É importante, antes de tudo, ressaltar que ferramentas nunca foram necessariamente o que as escolas e professores precisam ou precisaram para cumprir com o plano de educação, porém elas são sim, caminhos para facilitar a caminhada e novos olhares, oportunizando e despertando novas possibilidades. Estas ferramentas são variáveis de acordo com regiões, culturas e outros diversos fatores, onde para uns são significativos e que para outros não. Então cabe a cada instituição em comum acordo, entre sociedade civil, profissionais e alunos, determinarem e estabelecerem quais ferramentas serão positivas e trarão o objetivo desejado.

Sobre o EaD (Ensino a distância), quais os caminhos a serem seguidos?

Muitas novas possibilidades foram enxergadas e o que antes era para muitos uma didática suspeita ou desconhecida, foi possível de forma prática e científica, compreender que através de metodologias ativas é possível que a EAD continue sendo uma escada para transformar o conhecimento em aprendizagem.

Projetos como o PET (programa de estudos tutorados) e a entrega deles para os alunos menos privilegiadas servem para acessibilidade da educação?

Sim, aliás é um recurso de referência, já que, temos visto resultados positivos, e que vem alcançando diversas classes sociais, incluindo aqueles que não tem acesso a internet, e visando continuidade dele dentro do contexto interno escolar.

O que a neuropedagogia tem a oferecer nesse momento da educação ?

Importante esclarecer que a neurociência não propõe uma nova pedagogia nem promete soluções definitivas para as dificuldades da Aprendizagem, a neurociência vem para colaborar,

para fundamentar práticas pedagógicas e sugerir intervenções, mostrando que as estratégias pedagógicas que respeitam a maneira como o cérebro funciona tendem a ser mais eficientes.

A educação para pessoas de diferentes idades é bastante diferente, qual rumo a ser tomado?

A palavra é: INFORMAÇÃO! Estejam atentos e famintos por saber e entender, sobre todas as transformações que a sociedade tem vivenciado, pois somos nós os responsáveis pelas tomadas de decisões, a fim de que possamos conviver uns com os outros cada vez melhor!

Com as dificuldades para o ensino das crianças e jovens existem meios para contornar este problema ?

Para Freire:"o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação." Eu diria de forma lúdica que: A vida é semelhante a um cubo mágico!Muitas pequenos cubos e cores para virar, e cada virada é um novo começo!

Com as dificuldades econômicas tem possibilidades para a educação?

" Aprenda, desenvolva, acredite e ouse!"   

Dr. Jô Furlan

Inspirada nisso eu reforço minha crença: Acredito nas infinitas possibilidades de aprendizagem! E faço da minha crença meu propósito, estudando e contribuindo por uma transformação no âmbito educacional.

 Infinitas possibilidades de educação na pandemia.

"Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente."Jean Piaget. Hoje, mais do que nunca, estamos cientes de que o processo educacional não é só aprender a ler e a escrever; educação implica diretamente no desenvolvimento de um país. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estudante - Colunista Edilson Joel
Sobre Estudante - Colunista Edilson Joel
Edilson Joel estudante 2º ano ensino médio,tenho 16 anos,criador de conteúdo digital e gosto de leituras, até que com o tempo chegou questões como;"Será que se eu montasse um site sobre qualquer tipo de livros isso poderia dar algum resultado?", "Será que desacreditar da leitura e ir buscar outro ramo seria o melhor a fazer?". Bem, eu silenciei essas e outras questões que se faziam na minha cabeça a respeito da leitura e do próprio site, decida investir na área da leitura pois ler é libertador.
Sobre o município
Notícias de Santa Maria de Itabira - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 15h50 - Fonte: Climatempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

31° Sensação
13.1 km/h Vento
56% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens