A terça-feira (23) em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais, continua sendo de limpeza nas ruas e imóveis invadidos pela água e pela lama após um temporal atingir a cidade no último domingo (21). Seis pessoas morreram.
A ponte que dá acesso ao bairro Novo Santa Maria ainda está tomada pela lama, mas já é possível o tráfego de veículos no trecho. No entanto, algumas ruas da área ainda seguem interditadas. Moradores caminham com água, alimentos e produtos de limpeza pelas vias, enquanto maquinários também são utilizados na retirada de lixos e entulhos.
Na rua Rosa Amélia Torres de Alvarenga, assim como em outros pontos da cidade, bombeiros civis passaram entregando bananas, águas e pães aos moradores e voluntários. Nessa via, várias casas foram inundadas, incluindo a residência do prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD).
"Eu estava em outra cidade quando fui informado do que estava acontecendo aqui. Retornei, mas a cidade estava ilhada e só consegui chegar em casa na parte da tarde. Foi uma agonia danada", explicou o mecânico Alex Alvarenga Santos, 27 anos, filho do prefeito.
No imóvel ele mora com os pais, a irmã e a sobrinha pequena. Na residência da família, a lama passou da altura das janelas. "Sobraram duas televisões que estavam mais no alto. Mas perdemos todos os móveis. Me sobrou uma sacolinha com algumas peças de roupa", explicou.
Pontos de apoio
A cidade ainda permanece com pontos de apoio para os desabrigados e desalojados. Neles são recebidas doações de alimentos, roupas, cobertores e água.
O hospital de campanha está instalado na igreja católica do município, onde uma equipe médica fica 24 horas.
Enterro de criança
Nesta terça-feira, o corpo de Bruce Dener Gonçalves, de apenas 5 anos, foi sepultado no cemitério da cidade. Ele dormia na cama dos pais quando a casa da família foi atingida por um barranco que cedeu.
A mãe da criança segue internada no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, sem previsão de alta médica.
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 22° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.