Chegou o fim da chamada janela partidária para os postulantes aos cargos de prefeito e vereador. Este período que se encerrou permitiu aos ocupantes de cargo no poder legislativo fazer a mudança de seus partidos para aquela legenda de sua escolha sem nenhum risco de perda de seus mandatos.
Nesta mesma data de encerramento da permissão da troca de partido coincide com o fechamento da filiação partidária para aqueles que desejavam participar do processo de disputa aos cargos do poder executivo e legislativo. Desta maneira não há mais possibilidade de filiação em nenhum partido político para que esteja apto para as disputas eleitorais deste ano.
De maneira diferente, aos eleitores, está totalmente permitida a análise de maneira minuciosa em relação aos nomes que serão apresentados durante o período de pré-campanha e posteriormente a oficialização para a disputa dos cargos. É prudente a cada eleitor a busca pelo conhecimento em relação a preparação de cada candidato que aparecerá nas urnas no dia da eleição para que possa ele fazer a escolha daquele que de fato representará a população.
É evidente que todos os cargos em todos os poderes em nosso país são de grande importância para o bem da nossa administração, mas é preciso observar o quanto importante são os cargos de prefeito e vereador. Estes representantes estão diretamente ligados a vida de cada cidadão, principalmente o vereador.
É preciso lembrar que as pessoas vivem nos municípios e não nas unidades federativas e nem no país.
Partindo desta ótica é possível concluir que a representação nas câmaras municipais têm muito mais importância diretamente na vida do cidadão em relação às assembleias legislativas e câmaras federais. Desta mesma foma, o prefeito, após os vereadores, é a autoridade política mais próxima das pessoas.
Sendo assim, entende-se como justo a busca pela eleição do melhor nome disponível ao cargo de prefeito e também pela construção de uma câmara municipal com vereadores da melhor qualidade possível para que a partir destes representantes a população consiga de fato a verdadeira ponte entre o município com demais níveis de poder. Vereadores de qualidade não é sinônimo de garantia do bem-estar das pessoas, mas certamente através destes, o debate político em favor do bem comum se torna mais próximo da realidade em que necessitam os cidadãos.