Domingo, 18 de Abril de 2021 21:03
31 986773569
Chuvas Tragédia

Governo federal inicia atendimento emergencial em Santa Maria de Itabira

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil vão avaliar as áreas de risco da cidade, destruída pelas chuvas dos últimos dias

24/02/2021 19h17 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Governo federal inicia atendimento emergencial em Santa Maria de Itabira

O Governo federal, por meio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), começou, nessa terça-feira (23/2), o trabalho de atendimento emergencial em Santa Maria de Itabira, na Região Central de Minas, afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias. A cidade decretou situação de calamidade pública e vem sofrendo com os estragos causados pelos temporais, além das mortes.Os pesquisadores já estão na cidade e vão avaliar as condições dos bairros atingidos, bem como os locais que podem registrar novos deslizamentos.

Segundo Natália Dias, pesquisadora em Geociências do SGB/CPRM e que está em Santa Maria, o trabalho tem como ponto de partida principal a análise das áreas de risco da cidade para evitar deslizamentos."Estamos avaliando os locais onde já houve registro de deslizamento, onde pode haver novo evento, colocando a população em risco. No primeiro dia de campo, notamos que houve uma espécie de deslizamento generalizado, constatamos vários pontos. Praticamente todas as encostas têm alguma cicatriz de deslizamento por causa das fortes chuvas", disse.

A decisão de vistoria partiu após uma reunião com integrantes da Defesa Civil Municipal e de representantes de órgãos atuantes nas áreas de engenharia e obras da prefeitura de Santa Maria de Itabira.

Os bairros mais afetados foram classificados de acordo com a sua necessidade, e os trabalhos começaram pelo Bairro Cidade Nova. Após a realização de todas as vistorias, um laudo técnico com orientações será emitido e encaminhado aos gestores."Este laudo é um registro técnico, acompanhado de informações e fotos, diante do que nos deparamos na cidade. É um documento que terá grande importância para a prefeitura, que poderá utilizá-lo junto à Defesa Civil Nacional em relação à solicitação de recursos para obras de reconstrução e de prevenção. Deverá também ser utilizado pela Defesa Civil Municipal, visto que concentra informações necessárias, orientações e o laudo para que, em casos necessários, haja a retirada de moradores de áreas de risco de modo temporário ou definitivo. Trata-se de um documento orientativo, com recomendações baseadas na avaliação", explicou Natália Dias.SITUAÇÃO CRÍTICA 

  O superintendente de gestão de desastres da Cedec-MG, major Eduardo Lopes, ressaltou que "a situação da cidade é muito crítica".

“A Cedec-MG disponibilizou colchões e mantimentos para atender a essa população e ajudou a estruturar abrigos. Temos equipes em campo formando uma força-tarefa com a Defesa Civil municipal e bombeiros para assistir essas famílias. Os serviços essenciais já estão operando, mas na madrugada estávamos sem luz e telefone”, afirmou.

O rastro de devastação em Santa Maria de Itabira pode ser visto antes mesmo de se chegar até a cidade. A MG-120, principal acesso ao município, tem vários pontos de barreiras que cederam e precisaram ser removidas.Dentro da cidade também há pontos onde os deslizamentos bloquearam parte das vias urbanas.

“Várias barreiras caíram e chegaram a interromper os acessos à cidade. Mobilizamos maquinário do município, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) e empresas parceiras para fazer essas liberações. Recuperamos os serviços de água, internet e eletricidade. Estamos contando com a limpeza da cidade para trazer de volta a tranquilidade ao município”, disse o major.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Santa Maria de Itabira - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 20h59 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

22° Sensação
11.4 km/h Vento
76.5% Umidade do ar
90% (17mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva