A educação é sem dúvida o caminho para que qualquer sociedade a tenha como alicerce em torno da busca pelo sucesso de seus membros. Levando em conta a realidade competitiva em que se encontra o mundo, o povo que caso não esteja inserido de fato no sistema educacional está condenado a submissão àquelas pessoas que estão preparadas para lidar com as disputas pelo espaço de poder e conhecimento.
Desta maneira, há certamente a importância, por parte dos governantes, o investimento de modo adequado para que o sistema educacional não configure apenas de modo abstrato, mas que tais investimentos estejam totalmente direcionados para o quesito qualidade.
Quando se fala em educação é necessário que a atenção dada a este setor seja literalmente pensando naquela educação em que emancipa o sujeito e o tire do mundo de fantasias. Que o conhecimento construído pelo sujeito dentro da escola o projete para o campo da realidade em busca de seu crescimento, aprimoramento e melhor qualidade de vida, tanto para si como para seus pares.
Neste sentido, a lógica da existência do sistema educacional, seria este apoiar-se em uma organização totalmente voltada para a preparação das pessoas que nela estão. Procedendo de uma organização rigorosa em torno do seu funcionamento nas instituições de ensino; condições contínuas aos educadores de se capacitarem e buscarem aprimoramento sempre; remuneração digna aos envolvidos no ensino; compromisso dos governantes em manter o funcionamento pleno das escolas com todos os materiais necessários.
Também seria preciso criar ferramentas que de fato venham exigir dos educandos a permaneça na escola e estes construam em torno desta estada aquilo que de fato justifica a estrutura em torno do investimento, o conhecimento. O conhecimento sim, pois este poderá fazer a diferença na vida das pessoas, tanto na vida daqueles que o constroem quanto na vida das demais pessoas que estejam em torno de si.