Desde o início da estruturação voltada para a transmissão e construção de conhecimento entre as pessoas, a escola é destacada como a instituição responsável pela base organizacional de qualquer sociedade. Pensando nesta linha lógica de raciocínio é necessário o entendimento de que esta base esteja totalmente estruturada e direcionada de maneira a não comprometer o pleno desenvolvimento das pessoas. Seja um aprendizado momentâneo ou aquele em que o educando vai construindo durante sua longa trajetória dentro da escola.
Desta maneira, entende-se que o sujeito bem preparado intelectualmente terá mais condições de ir em busca da construção de excelência nas relações interpessoais, melhores planos voltados para o coletivo e bem-estar social.
Um fato que causa muita estranheza por parte daqueles sujeitos conscientes sobre a importância da educação na vida de todos é saber que esta instituição vem sendo tratada de maneira controvérsia daquela que de fato deveria.
Alguns dizem que o setor educacional consome muito dinheiro oriundos dos cofres públicos a ponto de ensaiarem cortes nestes recursos já antes direcionados. Caso se seja verdade que a porcentagem dos impostos arrecadados direcionadas à educação seja considerada alta tudo indica que o erro está na maneira como o gasto destes recursos está sendo que provavelmente sua administração esteja praticada de maneira errada, pois em educação não existe gasto e sim investimento.
Então é prudente ao governante que se faça de modo coerente empenho na educação visando melhor qualidade de vida de seu povo de modo a não transferir a responsabilidade para aqueles que mesmo com pouca estrutura dentro da escola tentam levar a sua contribuição em busca da construção de um país com pessoas melhores e capazes de fazer a diferença em prol do grupal.