Nota-se que no Brasil, o sistema educacional de modo geral, não é levado a sério por parte dos governantes, seja em qualquer dos níveis de poder. Em algumas unidades da federação isso tem maior destaque negativamente. A atenção dada aos componentes em torno da educação fica distante daquilo em que deveria visando a adequação da realidade competitiva que o mundo exige.
Entende-se que muitos ocupantes de cargos políticos utilizam se da organização em torno da educação para que de alguma maneira consigam a promoção e permanência no poder. A falta de investimento no sistema de maneira coerente tende e muito a dificultar no quesito qualidade educacional. Atrelado a isso está desestímulo por parte de quem possui o talento para lidar com o ensino.
Da maneira como é conduzido o sistema de ensino brasileiro por parte dos governantes a tendência seria a permanência cada vez mais da população na linha de manipulação em que é colocada e a verdade de fato nunca seja anunciada. Embora haja sempre avaliação sobre o sistema de aprendizagem o resultado divulgado não é o retrato da realidade da sociedade.
Como normalmente os mandatários querem demonstrar força e status de bons gestores utilizam de mecanismos que muitas vezes são cruéis para alcançar tais objetivos.
As estratégias adotadas acabam funcionando no sentido de aplicação de métodos voltados para a pressão contra aqueles que estão à frente da instituição de ensino, seja como educador ou qualquer outra função ligada ao ensino.
Normalmente os profissionais responsáveis pela interação e instrução com os educandos estão submetidos às mínimas condições de fazerem um trabalho adequado que de fato faça a diferença no sistema educacional.
A realidade é que os profissionais de educação não contam com materiais pedagógicos coerentes com a necessidade que a educação exige. Eles têm, na maioria das vezes, à disposição apenas um prédio razoável, mobiliário escasso e material pedagógico restrito ao ponto de inexistirem e mesmo assim conseguem desempenhar a função social da escola.
O retorno financeiro que os profissionais têm é muito aquém dentro da importância que eles têm para a educação e a educação tem na vida das pessoas.
Embora um país que de fato aposte na educação tenha real chance de contribuir diretamente na construção de um mundo melhor, isso de modo geral não é colocado em prática por parte dos governantes. Seria muito complexo permanecer no poder e governar uma população bem preparada intelectualmente?
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