Sabe-se que a sociedade organiza se em torno de acordos ligados e direcionados a boa convivência. E dentro destas regras harmônicas estão, segundo a nossa cultura, as instituições com suas características individuais que de certa maneira auxiliam as pessoas na estruturação e parceria até bem democrática.
As instituições são todas bem coerentes e necessárias, principalmente aquelas que têm como objetivos principais, a instrução e inclusão de todos. A instituição escolar indiscutivelmente está em primeiro lugar quando se fala em parceria e absorção de inúmeros problemas sociais que a cada dia crescem de maneira desenfreada. É fato que qualquer instituição por natureza tem a sua perfeição, mas quando alguma destas organizações falha na condução correta de suas tarefas certamente a escola terá o seu trabalho ampliado.
A escola com toda a sua falta de estrutura e o pouco reconhecimento por parte dos governantes em relação importância do seu corpo docente, ainda sim exerce uma função ímpar em relação ao desenvolvimento na vida de todos. E este desenvolvimento consequentemente direciona as pessoas na busca do bem-estar social. Mesmo com a pouca atenção recebida as pessoas que estão à frente da escola nunca se furtam de irem além de seus afazeres oficiais para tentar de alguma maneira detectar possíveis anomalias vindas de outras entidades, ou até mesmo aquelas oriundas de regras inadequadas construídas no meio político.
Por ser a escola a instituição responsável por toda a base de qualquer sociedade deveria ser ela aquela tratada com mais atenção por parte dos governantes, pois desta forma a concentração dos recursos naturais não ficariam canalizados em torno de uma minoria. A riqueza que o país produz deveria ser melhor dividida entre as pessoas que de fato estão no pilar ligado a qualquer profissão que desenvolve o país.
Neste sentido, quem realmente está no arrimo do desenvolvimento da sociedade é o professor que de alguma maneira, e, as vezes por um toque de mágica conduz o educando de maneira organizada na construção do conhecimento, conhecimento este que será aplicado diretamente em o benefício individual e até também com envolvimento coletivo.