
O sistema de emergência das barragens de Córrego do Sítio II, da mineradora AngloGold Ashanti, foi acionado por engano nesta terça-feira (29), causando pânico nas cidades de Santa Bárbara e Barão de Cocais, especialmente no distrito de Brumal. O alarme indevido levou moradores a seguirem o plano de evacuação de emergência, gerando desespero com o temor de um possível rompimento da estrutura.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a cena caótica, com dezenas de crianças sendo retiradas às pressas de uma escola, muitas delas chorando. No local, viaturas da Polícia Militar e ambulâncias foram acionadas para prestar atendimento a pessoas em estado de choque.
Em nota oficial, emitida às 14h20, a AngloGold Ashanti pediu desculpas aos moradores e afirmou estar em contato com líderes comunitários e autoridades para investigar o motivo da falha no sistema. A empresa reforçou que “as barragens estão seguras e estáveis” e disponibilizou o telefone de atendimento para dúvidas: 0800 72 71 500.
Esse não é um incidente isolado: em janeiro de 2021, as sirenes também foram ativadas por engano duas vezes no mesmo dia em Brumal, alimentando ainda mais o clima de insegurança na região.