As instituições de maneira geral são perfeitas no que diz respeito às organizações humanas. Umas mais democráticas outras menos, mas é inegável o quanto elas se fazem importantes no seio da sociedade.
Há aquelas instituições que servem como base e desenvolvimento na vida das pessoas. Dentre estas o destaque está na instituição família por onde passam e estão os primeiros ensinamentos que norteiam o sujeito em toda a sua trajetória durante a sua jornada de vida. Em paralelo e até mesmo com uma configuração de extensão da família aparece a escola que de certa maneira presta um serviço muito importante na sequência da formação geral do ser humano.
A escola, independentemente se acontece falha ou inexistência de cumprimento coeso de deveres da instituição anterior na vida do educando ela cumpre a sua função social respeitando de fato as regras. Mesmo que ela não encontra a criança com os requisitos básicos que em tese deveria para a sequência da formação para vida em sociedade o trabalho de reconstrução na vida deste sujeito nunca será furtado. Os esforços dos profissionais que lá estão é demonstrado de maneira contínua e cada vez mais se estruturando em torno de equipe de maneira interdisciplinar para que a formação do cidadão não seja comprometida.
Desta forma, há um acúmulo de função para a escola que de certa maneira fica envolvida na situação de minimizar os impactos sofridos pelos alunos diante do não domínio por parte deles de regras básicas. Tais regras, como aquelas ligadas ao respeito e reconhecimento de hierarquia. Assim existe grande possibilidade de a instituição escolar falhar um pouco em sua função principal que é criar condições para que o aluno construa o conhecimento ligado às ciências.
A escola necessita muito da ação enérgica da instituição família para que de fato o seu trabalho não fique comprometido e se desenvolva de modo a formar o cidadão para relacionar de maneira harmônica com o mundo competitivo. O sujeito que passa pela escola e cumpre integralmente o seu papel como estudante, certamente conseguirá lidar com as situações adversas sem se tornar uma pessoa de fácil manipulação, em qualquer situação que seja. O seu desenvolvimento intelectual e os conhecimentos prévios ligados a diversos saberes funcionarão como bússola orientadora para o seu futuro.
Por fim, é notado que quando a instituição família consegue cumprir exatamente com a sua função social, a escola tem mais possibilidade de auxiliar o educando na construção do conhecimento e na preparação para lidar com frustações que por ventura vierem. A escola, em parceria com a família consegue criar mais situações favoráveis para o desenvolvimento na vida das pessoas que por lá passam.