Apesar do não reconhecimento e valorização adequados por parte do poder público e até mesmo por uma parcela significativa da sociedade, a educação ainda sim é o pivô central para o desenvolvimento de qualquer nação. A formalidade do ensino tem papel essencial no que diz respeito a busca por melhores qualidade de vida para as pessoas.
O ensino de qualidade tem relação direta com a inclusão e com a oportunidade para que as pessoas busquem o bem-estar social. E este bem-estar social está também ligado à capacidade de o ser humano em produzir e agregar valores em seu país.
Ainda que não houvesse a necessidade de as pessoas serem inseridas no sistema de ensino formal, a educação seria ela a referência para a construção do conhecimento relacionado as oportunidades de acesso aos benefícios que a natureza pode oferecer a humanidade. O ser humano sem acesso adequado ao sistema de ensino de qualidade certamente tem suas chances reduzidas no que diz respeito a competitividade aos melhores espaço dentro da sociedade.
Neste sentido, há possibilidade de o ensino de qualidade não demonstrar acessível a todos, talvez pelo simples fato de quem domina o poder e também os melhores postos no mercado de trabalho se sentir inseguro com possíveis ameaças daqueles que poderão estudarem e desenvolverem capacidades intelectuais ao ponto de chegarem a uma preparação mais adequada em relação aos que mandam. A pessoa preparada e com conhecimento organizado certamente será mais difícil de ser atingida por armadilhas que por ventura apareça durante a sua trajetória de vida. De maneira contrária, aqueles que estão às margens do conhecimento científico, a todo momento tem a chance de passar por manipulação e muitas vezes não conseguirem colocar em prática os seus desejos e pensamentos.
Desta maneira, coerente seria a educação ser pautada por regras em torno de uma organização totalmente pública e com as melhores estruturas em todos os sentidos. Louvável seria se na prática, o sistema educacional fosse acessível de maneira igualitária a todos, independente de poder econômico e classe social. E neste ingresso à escola os estudantes fizessem dele o projeto de vida, tanto no campo individual quanto coletivo.