Os corpos de ao menos 38 vítimas que morreram no grave acidente entre ônibus, carreta e um veículo de passeio na BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal de Belo Horizonte. Uma equipe da capital, composta por peritos e médicos especializados em desastres com múltiplos óbitos, já foi enviada ao local da tragédia para iniciar o trabalho de identificação, mas os restos mortais só serão liberados para familiares após exames em BH, informou a Polícia Civil.
A corporação ressaltou que o total de mortos do acidente só será confirmado após a conclusão do trabalho de identificação dos corpos. Até o momento, o Corpo de Bombeiros informou que 37 pessoas morreram no local do acidente, enquanto outro óbito foi registrado enquanto a vítima estava a caminho do hospital.
O governo de São Paulo – de onde partiu o ônibus que transportava a maioria das vítimas – informou que a Secretaria de Segurança Pública do Estado também está em contato com o governo de Minas Gerais para auxiliar na identificação das vítimas do acidente. Agentes da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) estão à disposição para atuar no reconhecimento dos corpos.
Entenda
O grave acidente entre ônibus, carreta e um veículo de passeio, na BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, matou ao menos 38 pessoas neste sábado (21 de dezembro), conforme balanço do Corpo de Bombeiros divulgado ao fim do trabalho de remoção das vítimas. Segundo a corporação, 37 óbitos foram confirmados no local da tragédia, mas outra pessoa que estava entre os resgatados com vida não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
A colisão entre os veículos aconteceu durante a madrugada deste sábado, na altura do km 286, próximo ao distrito de Lajinha. Inicialmente, conforme informado pelos bombeiros, acreditava-se que a batida havia ocorrido após um dos pneus do ônibus ter estourado, o que teria feito com que o motorista perdesse o controle e colidisse com a carreta. No entanto, uma nova versão aponta que um bloco de granito teria caído da carreta e atingido o ônibus.“Somente a perícia da Polícia Civil poderá confirmar a versão verdadeira”, esclareceu o Corpo de Bombeiros.
Ônibus pegou fogo
O ônibus, que partiu de São Paulo com direção à Bahia e transportava aproximadamente 45 passageiros, pegou fogo após a batida. Algumas pessoas conseguiram deixar o coletivo com vida e foram encaminhadas para atendimento médico nas proximidades, mas uma morreu antes de chegar ao hospital. Um veículo de passeio, que vinha atrás, também se envolveu no acidente. Os três ocupantes foram resgatados.
Os bombeiros foram acionados por volta das 4h, conseguiram controlar as chamas e, em seguida, retiraram os corpos, que estavam carbonizados e presos às ferragens. Um guincho auxiliou para destombar o ônibus e acessar o fundo do veículo.