O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) voltou a ser entubado na UTI do Hospital Mater Dei, na região centro-sul, nesta quinta-feira (09). Em nota, a unidade de saúde diz que ele deve fazer uma traqueostomia percutânea “para melhor cuidado respiratório” amanhã (10).
Fuad foi internado na última sexta-feira (03) com um quadro de insuficiência respiratória. Ele já havia passado pela intubação na Unidade de Terapia Intensiva, mas desde segunda-feira seguia com suporte de oxigênio usando um cateter nasal externo.
Nesta quarta (08), o boletim médico citou que o quadro de saúde do prefeito era estável com evoluções.
Por conta do estado de saúde, Fuad Noman está afastado do Executivo da capital mineira. Na noite de sábado (4), a prefeitura de BH informou que o prefeito está de licença médica por 15 dias. O vice-prefeito Álvaro Damião (União) segue como interino no comando da Prefeitura.
Fuad está internado pela quarta vez desde que venceu as eleições, no fim de outubro.
No dia 23 de novembro, o prefeito deu entrada no Hospital Mater Dei com fortes dores nas pernas. Em exames realizados durante a internação foi divulgado o diagnóstico de neuropatia periférica secundária, condição que surge como consequência de doenças como o câncer. A alta ocorreu cinco dias depois.
No dia 7 de dezembro, Fuad voltou a ser internado, desta vez com um quadro de pneumonia e sinusite. Ele recebeu alta no dia 15.
Já no último dia 19, o prefeito de Belo Horizonte voltou ao Mater Dei após um quadro de diarreia e desidratação. A alta foi no dia 23.
Durante a campanha eleitoral de 2024, Fuad anunciou que estava em tratamento contra um tipo de câncer conhecido como linfoma não Hodgkin. Porém, no dia 15 de outubro, antes do segundo turno, ele informou para a imprensa que a doença havia entrado em remissão total.