O início do ano escolar já está se aproximando e junto dele deve estar a atenção totalmente voltada para o nosso sistema de ensino que inegavelmente é a base de desenvolvimento de toda nação. Uma nação refém de má qualidade de ensino está condenada a viver no retrocesso dentro de um mundo cada vez mais competitivo e tecnológico.
É preciso que os governantes façam investimentos de maneira coerente e adequada para que o futuro da humanidade não fique cada vez mais comprometido. Certamente, um ambiente não propício e desfavorável para a aprendizagem interfere diretamente na formação do sujeito e também em sua capacidade em contribuir de modo mais harmônico com meio em que vive. Uma organização totalmente voltada e prioritária para o sistema educacional tem grande chance, mesmo que a longo prazo, de criar condições de aperfeiçoamento de uma sociedade cada vez mais ponderada e harmonizadora. E a falta dessa estrutura e planejamento em toda a cadeia envolvente ao sistema educacional deduz-se que o efeito seja ao contrário e pode levar a decadência brutalmente da qualidade de vida das pessoas, principalmente àquelas desprovidas de recurso econômicos.
É urgente a implementação de um verdadeiro sistema que crie mecanismos voltados para a evolução das pessoas de forma que leve a todos a repensarem em suas ações. E que o agir de cada um leve em conta o todo, sem prioridade com o vínculo exploratório. A instituição escolar é um espaço, dentre outros, o mais adequado para se implantar e desenvolver uma estrutura abrangente, prática a todos, que leve em conta a equidade entre os educandos.
A não aposta em investimento correto em todo o sistema de ensino escolar organizado pode interferir negativamente no futuro de toda a humanidade e consequentemente, cada vez mais, no crescimento de problemas sociais e a não preparação e condições de sua resolução. A maquiagem, manipulação e falta de prioridade em educação pode reduzir ou até mesmo cessar a capacidade de pensamento intelectual das pessoas, ao ponto de perderem a eficiência em se emanciparem e conseguirem desvencilharem-se das armadilhas impostas por aqueles que possuem o monopólio econômico e consequentemente o domínio do conhecimento. O acesso ao conhecimento organizado e de qualidade é necessário para que todos tenham condições de desenvolverem as suas habilidades intelectuais e emocionais que certamente podem criarem condições harmônicas entre todos.
Por fim, a atenção e valorização direcionada à educação deveria ser a prioridade de todos, tantos daqueles que são os responsáveis pela gerência do sistema de ensino, de quem faz a instituição escolar funcionar, quem busca a construção do conhecimento, daqueles que acompanham de fora o fazer educacional e também de quem direta ou indiretamente se logram da educação. Inegavelmente, a educação é a ferramenta capaz e que tem o poder de fazer a diferença na vida das pessoas.