Um homem vivendo em situação de rua em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, passou a ser perseguido pelos moradores após uma série de mensagens com sua foto e um alerta de "cuidado" circularem nas redes sociais da região. Ele foi espancado nesta semana, conforme um comunicado do Tenente-Coronel Soares, do 25º Batalhão da Polícia Militar, divulgado neste domingo (23/02).
As mensagens, marcadas com um selo de "encaminhadas com frequência", alertam que o "suspeito" estaria rondando casas no bairro Canaan neste domingo (23). "Cuidado com esse cara", diz o aviso, acompanhado de uma foto do homem sentado na calçada, enrolado em um cobertor.
Em um dos grupos de Sete Lagoas, um morador relatou o medo coletivo: "O pessoal do bairro Canaan está apavorado, pois ele [o homem em situação de rua] está batendo campainha nas casas desde as 7h da manhã. Estou recebendo reclamações a todo momento", disse.
Mas Tenente-Coronel não confirma acusações e aconselha homem a deixar cidade
A repercussão do caso chegou até a Polícia Militar (PM). De acordo com um comunicado divulgado pelo Tenente-Coronel Soares, do 25º Batalhão, o homem em situação de rua possui registros policiais, mas nenhum com a gravidade atribuída. "Estão associando crimes graves a ele que, em princípio, ele não cometeu. Pelo menos, não houve vítimas dele recentemente", afirmou.
Segundo o militar, o homem foi espancado como consequência do compartilhamento das mensagens. "Nós o alertamos, e ele disse que sairia da cidade. Mas, talvez, nem tenha condições", acrescentou.
A orientação, no momento, é para que o compartilhamento das mensagens com a imagem do homem seja interrompido. No caso de crime concreto ou ameaça, no entanto, a polícia pode ser acionada pelo Disque 190.