Recentemente o governo federal criou o programa chamado Pé de Meia, programa este que dá direito a alunos do Ensino Médio de receberem uma quantia em dinheiro enquanto frequentam a escola. A bonificação está disponível aos matriculados e presentes na instituição escolar durante os três anos finais do Ensino Básico.
Com essa modalidade de distribuição de renda, só não frequenta a escola e construa o conhecimento organizado, aquele estudante que realmente não queira visar as oportunidades que surgirão no decorrer de sua vida. Além de ter a sua disposição a escola que oferece chance de preparo para o seu futuro no mercado de trabalho, o jovem tem o incentivo financeiro para o auxílio em alguns gastos que por ventura apareçam. Com essa modalidade de recurso à disposição do estudante, de certa maneira ele poderá, sim, focar mais nos estudos e deixar o seu ingresso no mercado de trabalho para o fim de sua formação no Ensino Médio, sem contar que os argumentos em favor da evasão se tornam quase inválidos.
Qualquer investimento em prol da educação é válido e glorificado, pois trata-se de uma instituição responsável por toda a base de crescimento e desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, investir no estudante é também apostar em um futuro promissor da nação. O investimento e aposta na educação devem ser permanentes e da maneira coerente que traga de fato retorno para todos.
Desta forma, seria bastante adequado e coerente a distribuição dos recursos públicos entre os alunos serem atrelados ao desempenho de cada um nas disciplinas escolares, a sua boa conduta dentro e fora da instituição escolar. Além de distribuir dinheiro para o aluno deveria haver, por parte do governo, uma fiscalização com rigor em torno do interesse do matriculado na aprendizagem, o quanto ele participa e se envolve nas atividades pedagógicas.
Por fim, apropriado também seria, aqueles que fazem a educação acontecer serem contemplados de alguma maneira com incentivo financeiro e condições melhores de trabalho ou pelo menos uma base salarial coerente com a importância que a educação tem para o mundo.