Um homem de 34 anos foi preso após manter os próprios filhos — um menino de 7 anos e uma menina de 4 — reféns entre o fim da noite de terça-feira (11/03) e a madrugada desta quarta-feira (12/03) na Vila Leonina, região Oeste de Belo Horizonte. A ocorrência mobilizou equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar (PM), que conseguiu negociar a liberação das crianças sem ferimentos.
Conforme a PM, o homem manteve os filhos reféns para pressionar a companheira, após uma discussão entre o casal, que está junto há mais de dez anos, entre idas e vindas. A mulher, inclusive, já tinha uma medida protetiva contra o homem que, segundo familiares, tem histórico de vício em drogas.
O menino de 7 anos foi liberado por volta de 1h, cerca de duas horas após a polícia ser acionada. A menina de 4 foi solta minutos depois. Por volta das 2h, em meio às negociações com a PM, o homem se rendeu. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento às crianças.
O tenente Araújo, da PM, relatou que, ao chegarem ao local, os militares identificaram que o homem estava exaltado e se recusava a abrir a porta. Ele teria dito que não sairia da residência caso a esposa não retornasse e ameaçou resistir à entrada dos policiais. Diante da situação, a equipe acionou o Bope.
Ainda segundo a polícia, o homem estaria em surto devido ao uso de drogas e teria diversas dívidas. “Os militares conseguiram, com bastante técnica, convencê-lo a liberar os reféns e se entregar, sem necessidade de invasão”, destacou o tenente.
O homem foi preso em flagrante pelo crime de violência doméstica e levado para a Delegacia Especializada em Violência Doméstica.