A política é realmente um espaço muito atraente para quem busca o poder e também para aqueles que de alguma maneira querem colocar em prática as suas ideias ligadas ao coletivo. É através dos cargos políticos que o cidadão pode usufruir e tornar benéficos o seu trabalho junto ao povo.
Embora seja a política um lugar de poderio, muitos que alcançam esta nobreza nem sempre está preparado para seguir o caminho da lisura e agir como realmente a política preza que é governar para o bem comum. E o despreparo de muitos, às vezes acaba deixando destacar o enfraquecimento e a pouca qualidade na composição dos cargos executivos e legislativos.
Neste sentido, a distorção entre o que seria coerente e a prática política acaba se tornando procedimento habitual em todas as camadas da sociedade, até mesmo na legislação que inevitavelmente é elaborada por agentes políticos. O talento em cuidar das pessoas acaba não sendo prioridade dentro da cultura política. E dessa maneira os concorrentes sempre procuram desenvolver estratégias voltadas para minar o adversário e nem sempre preocupam diretamente em demonstrar o seu conhecimento em relação a criação de mecanismos capazes de melhorar a vida das pessoas.
Dessa forma, o que é notado são poucos políticos em posse do poder, realmente se dedicando em cumprir com as reais funções em torno do cargo, pois sabem que nem sempre a falta de retidão na função e os seus malfeitos levarão a uma punição exemplar como de fato deveria. De maneira semelhante, não levam tanto em consideração que o cargo deve está totalmente a serviço da população e que a promoção pessoal não deveria ser prioridade.
Por fim, a política é uma profissão tão atraente que os investimentos feitos pelos postulantes em torno da busca pelo poder estão bem além daquele valor total dispensado pelo cargo