Dois homens, de 41 e 51 anos, foram indiciados nesta sexta-feira (13/06), suspeitos de praticar atos de vandalismo contra imagens católicas localizadas em espaços públicos de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os ataques teriam ocorrido entre dezembro de 2023 e março de 2025, contra três imagens religiosas.
As investigações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tiveram início em janeiro deste ano e constataram que três símbolos religiosos católicos foram danificados — dois deles, inclusive, mais de uma vez. Entre os ataques, destaca-se um à Gruta de Nossa Senhora Aparecida. O local é tombado como patrimônio cultural municipal.
Segundo a PCMG, os suspeitos confessaram os crimes, alegando motivação religiosa. Durante a investigação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em maio e no último dia 6 de junho. Na ação, a polícia apreendeu o veículo utilizado nas ações criminosas, além de cadernos com anotações de cunho religioso.
Com a conclusão do inquérito, os suspeitos foram indiciados por destruir patrimônio cultural e por crime contra o sentimento religioso. O caso foi remetido à Justiça.