Um pedreiro de 59 anos foi preso nesta quinta-feira (18/09) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, suspeito de abusar sexualmente de uma jovem de 22 anos que possui deficiência mental. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o crime ocorreu em 3 de setembro, quando a vítima foi à casa do pai para buscar documentos para uma consulta médica. O suspeito é vizinho do pai da jovem.
De acordo com a delegada Mellina Clemente, a vítima sofre de esquizofrenia e atraso no desenvolvimento global. A família, que vive em situação de vulnerabilidade, não contava com assistência adequada: a mãe está acamada por problemas de saúde mental, os dois irmãos também possuem deficiências, e quem cuida deles é um tio materno.
A delegada explicou que o suspeito convidou a jovem a entrar em sua casa, onde ocorreu o abuso. “Devido à sua deficiência mental, a vítima não compreendeu o que estava acontecendo. Após deixar a residência, voltou para casa com dores e sangramento. Posteriormente, ao procurar uma unidade de saúde, o caso foi identificado e a Polícia Militar acionada”, afirmou. A vítima recebeu atendimento no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, incluindo cuidados ginecológicos e exames para preservação de provas.
Segundo a investigação, o suspeito reconheceu que havia consciência da vulnerabilidade da vítima, afirmando que poderia “dar algum problema” por ela ter um “probleminha”. Ele possui histórico criminal: cumpriu 15 anos por tráfico de drogas e tinha passagem por crime sexual registrado em 1994. O homem foi preso em sua residência enquanto dormia.