Em uma noite histórica, a Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira aprovou em segundo turno, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 31/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Jair da Saúde. A proposta institucionaliza a letra e a música do poeta Mozart Bicalho como o Hino Oficial do Município.
A sessão, que contou com a presença de grande público, marcou um momento de valorização cultural e resgate da identidade santamariense. Mais do que um símbolo, o hino fortalece o senso de pertencimento e cria um elo cultural entre Santa Maria de Itabira e Bom Jesus do Amparo, cidade natal de Mozart Bicalho.
O vereador Jair da Saúde destacou a importância da conquista e fez questão de agradecer a todos os envolvidos nesse processo: as professoras Arlete Guerra Bretas e Lina Sampaio, o amigo Vanderlei Ribeiro, prefeito de Bom Jesus do Amparo, o presidente da Câmara de Bom Jesus, Joaquim, além dos familiares do poeta Mozart Bicalho.
“Seguimos trabalhando com o propósito de lutar por uma cidade cada vez melhor de se viver, valorizando e resgatando nossas referências e valores”, afirmou Jair.
A aprovação do Hino Oficial reforça o compromisso da Câmara com a preservação da memória cultural e a valorização dos talentos que marcaram a história da região.
Letra e música: Mozart Bicalho
Pelas manhãs claras e puras
Ouve-se uma linda harmonia
Os pássaros cantam as venturas
Das terras de Santa Maria!
Pelo meio serpeando
Lépidas águas com poesias
O Rio Tanque está saudando
As terras de Santa Maria!
Quando a noitinha vem descendo
Ouve-se sempre ave maria
E as criancinhas respondendo
Santa Maria! Santa Maria!