Na tarde deste domingo 20 de junho, equipe de rádio patrulha foi empenhada para atender uma ocorrência de lesão corporal, chegando ao local foram informados que a vítima já havia sido socorrida por terceiros para o hospital municipal, porém testemunhas afirmaram que ela ao chamar a atenção do filho, este não gostou e desferiu uma garrafada no rosto dela, causando cortes.
Ato contínuo a equipe policial iniciou rastreamento com intuito de localizar e prender o autor, em dado momento ao ser visualizado este pulou nas águas do Rio Piracicaba e nadou até uma pedra entre meio a correntezas.
Quando os militares tentaram parlamentação para que se entregasse o autor disse que caso a polícia militar tentasse prendê-lo pularia nas águas do Rio novamente, fato que possivelmente o levaria ao afogamento, devido aos sinais de embriaguez e possível uso de entorpecentes.
Diante dessa situação inusitada o corpo de bombeiros militar da cidade de Itabira foi acionado em apoio. Quando da chegada da equipe, com os ânimos mais serenados, os integrantes do corpo de bombeiros, de forma persuasiva, convenceram o autor a permitir que lançassem uma boia salva vidas amarrada em uma corda, possibilitando arrastá-lo para as margens do Rio Piracicaba, assim sendo feito.
Nesse sentido, tão logo chegou as margens do Rio Piracicaba foi preso pela Polícia Militar que o aguardava nas proximidades.