
A Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira fez uma devolução de R$ 150 mil aos cofres da Prefeitura. O valor foi transferido para a conta de titularidade do município no Banco do Brasil e, segundo os vereadores, pode ser fundamental para atender a uma demanda antiga da população, o anúncio foi feito durante a reunião ordinária na última segunda feira 22-09, direto ao prefeito André Torres que participava da sessão.
Durante o anúncio os parlamentares sugerem que a quantia seja destinada ao calçamento do Morro Maria de Lourdes, localizado na comunidade do Baú Simão. A proposta reforça a indicação apresentada pelo vereador Geraldo Alves, o Lau da Entrega e vereador Luciano que vem cobrando melhorias para a via.
A justificativa apresentada destaca que a falta de pavimentação no trecho tem causado sérias dificuldades de acesso e riscos à saúde e segurança dos moradores. De acordo com a Câmara, em períodos de seca, a grande quantidade de poeira prejudica a circulação de veículos e provoca problemas respiratórios. Já na época de chuvas, a situação se agrava ainda mais, com impossibilidade de tráfego seguro, comprometendo veículos de passeio, o transporte escolar e, principalmente, o acesso de ambulâncias e socorro em situações emergenciais.
“Após análise de Vossa Excelência e havendo possibilidade legal, conforme legislação federal e municipal, requer que o valor seja direcionado ao calçamento do Morro Maria de Lourdes”, diz o trecho do ofício assinado pelos vereadores.
O recurso devolvido faz parte do saldo economizado pela Casa Legislativa no exercício de 2025, que agora retorna para ser aplicado em benefício da população.
Ver essa foto no Instagram