Cinco homens foram condenados pelo Tribunal do Júri de Ipatinga pelos crimes de duplo homicídio qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa qualificada. As vítimas foram Gabriel Alves Araújo, de 18 anos, e Vitor Rodrigues dos Santos, de 17 anos. Um terceiro jovem, de 25 anos, sobreviveu ao ataque ocorrido em 24 de maio de 2024, no bairro Planalto II.
Segundo o Ministério Público, os réus Wesley Teixeira Amorim, Lion Neres da Silva, Brendo Washington Ferreira Alves e Guilherme Souza Drumond planejaram o crime e atacaram as vítimas em via pública, usando espingarda, pistolas e revólver. O grupo atirou várias vezes, dificultando qualquer chance de defesa das vítimas e colocando outras pessoas em perigo.
A motivação estaria ligada a uma disputa pelo tráfico de drogas na região, após uma carta circular no bairro anunciando uma “nova gestão” do comércio de entorpecentes. Wesley já respondia por tráfico, e Waquiler Rodrigo Costa Bicalho foi condenado apenas por associação criminosa.
O julgamento começou na manhã de terça-feira (14/10) e terminou por volta das 2h desta quarta (15/10), na Câmara Municipal de Ipatinga. O Conselho de Sentença acolheu todas as teses do Ministério Público, aplicando penas severas: Wesley foi condenado a 85 anos de prisão, Lion a 82 anos, Brendo a 65 anos, Guilherme a 34 anos e Waquiler a 4 anos.
Um sexto acusado, de 27 anos, teve o julgamento desmembrado e será julgado em 1º de dezembro.