
Recentemente o governo federal por meio do Ministério da Educação criou e aprovou junto poder legislativo a Carteira Nacional Docente. Esta sensacional proposta partiu do senador esquerdista e atual ministro da educação, Camilo Santana. A relatoria do projeto teve como responsável o senador Cid Gomes, também pertencente ao campo político da esquerda. A sanção da lei foi feita pelo atual presidente da República que indiscutivelmente, demonstra ser um grande defensor e incentivador da educação brasileira.
Com a criação desse documento de identidade funcional, o professor brasileiro será reconhecido de maneira oficial, como já existe para outros profissionais de diversas áreas. Esta medida adotada tem muito a ver com a valorização e reconhecimento da importância do trabalho do professor dentro do sistema educacional brasileiro, bem como incentivar a docência no Brasil.
De acordo com a literatura em torno da medida tomada pelo Ministério da Educação, os docentes terão à disposição incentivos para desempenharem suas funções dentro do país. E sendo assim é motivo, também por parte dos professores, reconhecerem que mesmo a passos lentos, há alguém que faz uso do poder político em favor da educação. Tomara que a partir desta identidade funcional venham mais providências direcionadas em prol do sistema educacional brasileiro e para seus agentes.
Por fim, é de comum acordo que qualquer investimento implementado favoravelmente ao sistema educacional brasileiro se torna positivo para o desenvolvimento do país e o futuro da humanidade. E que os esforços de nossos representantes nos poderes executivo e legislativo não parem simplesmente nesse nobre gesto realizado pelo senador cearense.