
Santa Maria de Itabira vai sediar, no dia 27 de fevereiro de 2026, às 10h, o Encontro Regional pelo Asfaltamento da LMG-790, conhecida como"Estrada do Piçarrão". A mobilização reúne lideranças políticas municipais e estaduais em torno da pavimentação da rodovia, considerada estratégica para a logística e o desenvolvimento econômico regional. O evento será realizado no Haras Belagi.
A iniciativa é promovida pelas prefeituras de Santa Maria de Itabira e Nova Era, em parceria com a AMEPI (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba) e a AMME (Associação dos Municípios da Micro Região do Médio Espinhaço). A proposta é fortalecer a articulação política para viabilizar estudos, projetos e recursos destinados à obra.
A LMG-790 tem aproximadamente 30 quilômetros e liga Santa Maria de Itabira a Nova Era. Atualmente sem pavimentação asfáltica, a estrada apresenta condições precárias de trafegabilidade, principalmente em períodos chuvosos, o que dificulta o deslocamento de moradores, transporte coletivo e veículos de carga.
Além de interligar os dois municípios, a rodovia é apontada por lideranças regionais como um eixo com potencial de integração entre o Médio Piracicaba, o Médio Espinhaço e o Vale do Aço. A pavimentação pode criar uma rota alternativa de escoamento da produção mineral e industrial, além de facilitar o acesso a polos siderúrgicos e industriais.
Entre os benefícios apontados pelos organizadores estão a redução de custos logísticos, melhoria no tempo de deslocamento, aumento da competitividade regional, estímulo a novos negócios ao longo do trecho e ampliação do acesso da população a serviços como saúde e educação. O setor de turismo também é citado como potencialmente favorecido com a melhoria das condições de acesso.
Segundo os organizadores, o encontro busca ampliar o debate e sensibilizar gestores e parlamentares sobre a importância da obra, com foco em parcerias junto ao Governo de Minas e ao Governo Federal