
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), foi eleito presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), entidade que reúne os administradores de 101 municípios com mais de 25 mil habitantes.
A eleição foi realizada nesta quinta-feira (12), de forma remota. O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), foi eleito vice-presidente. A chapa também conta com a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), que vai assumir o cargo de secretária.
Criada em dezembro de 2003, a FMP estava desativada desde o início de 2019. O ex-prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), tinha sido o último presidente da entidade.
Após a eleição, Kalil fez um discurso sobre a importância de fortes lideranças locais e a necessidade de se ouvir as demandas dos prefeitos, principalmente no enfrentamento da pandemia.
A diretoria executiva eleita ainda inclui os prefeitos de Betim, Vittorio Medioli (sem partido); de Uberlândia, Odelmo Leão (PP); de Congonhas, Dr. Cláudio Dinho (MDB); de Sabará, Wander Borges (PSB); e de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania).