Quinta, 28 de Outubro de 2021 18:04
31997322364
Polícia ITABIRA

Polícia Civil prende três em Itabira, BH e Sete Lagoas na operação de combate a crimes ambientais e fiscais em MG

Segunda fase da operação "Ultimato" ocorreu nas cidades de Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itabira. Polícia também investiga envolvimento de agentes públicos ambientais.

16/09/2021 21h05
Por: Diego Jorge Fonte: POLÍCIA CIVIL
Polícia Civil prende três em Itabira, BH e Sete Lagoas na operação de combate a crimes ambientais e fiscais em MG

A Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de crimes ambientais e fiscais. Ela também cumpriu oito mandados de busca em apreensão na manhã desta quinta-feira (16) em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Itabira. As ações são parte da segunda fase da operação "Ultimato".

Segundo a corporação, os suspeitos são integrantes de empresas de tratamento de minério. Agentes públicos ambientais também são investigados por suspeita de colaborar nas atividades ilegais destas empresas.

A primeira fase da operação ocorreu em maio deste ano, com a execução de 14 mandados de busca e apreensão em cinco cidades mineiras. Ela teve início em 2020 tendo como alvo cinco empresas e com objetivo de combater crimes ambientais ligados à extração de minério de ferro.

Segundo o delegado do Departamento de Meio Ambiente (DEMA), Pedro Ribeiro de Oliveira Souza, são investigados os crimes de supressão de vegetação sem autorização, prestação de informações falsas a órgãos ambientais, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

"É uma empresa que atua em várias cidades. Ela não é considerada enorme, embora tenha faturamentos de mais de R$200 milhões (por ano), segundo algumas notas ficais que a gente pegou na primeira fase. Então os valores são altos, embora a gente não entenda ainda, se esses valores são compatíveis com as atividades que a empresa exerce".

Ainda segundo o delegado, é possível que servidores públicos ambientais estejam envolvidos nos crimes destas empresas.

O delegado afirmou ainda que uma das empresas chegou a ser interditada em 2009 e em maio deste ano. Os gestores tiveram suas prisões decretadas por manterem o funcionamento irregular das instituições.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Itabira - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 17h57 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

35° Sensação
9.3 km/h Vento
63.8% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.