Quinta, 28 de Outubro de 2021 17:58
31997322364
Entretenimento ORQUESTRA SESIMINAS

Orquestra SESIMINAS MUSICOOP comemora 35 anos e programa Harmonia, da Rede Minas, festeja a data com edição especial, neste domingo (10)

Apresentado por Clóvis Ribeiro, o programa Harmonia vai ao ar neste domingo (10), às 14h, pela Rede Minas. O público ainda pode acompanhar a apresentação, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

10/10/2021 03h12 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Atração traz entrevistas com musicistas e concerto de obras de Carlos Gomes e Edmundo Villani-Côrtes
Atração traz entrevistas com musicistas e concerto de obras de Carlos Gomes e Edmundo Villani-Côrtes

Em comemoração aos 35 anos da Orquestra Sesiminas Musicoop, o Harmonia, da Rede Minas, comemora a data, neste domingo (10).  O programa traz uma entrevista exclusiva com o atual regente da orquestra, Felipe Magalhães; o maestro fundador, Marco Antônio Maia Drumond; o violoncelista, Firmino Cavazza; e o gerente do grupo, Jussan Fernandes. A atração ainda presenteia o público com um concerto que reúne obras dos compositores brasileiros Carlos Gomes e Edmundo Villani-Côrtes.

Na atração, os musicistas fazem uma retrospectiva da história da orquestra e comentam sobre as mudanças ocorridas nas mais de três décadas. Trajetórias pessoais e curiosidades não faltam. O grupo relembra momentos, como a receptividade em cidades que nunca tinham recebido uma orquestra. O público ainda confere duas apresentações. Sob regência do maestro aposentado Marcos Antônio Maia Drumond, os musicistas executam a obra sonata para cordas "O Burrico de Pau", de Carlos Gomes, um dos responsáveis por levar a música erudita brasileira para o mundo. Ainda na programação, “Cinco Miniaturas Brasileiras”, do compositor mineiro Villani-Côrtes, que une o folclore, o erudito e o popular em sua obra.

Atração traz entrevistas com musicistas e concerto de obras de Carlos Gomes e Edmundo Villani-Côrtes



Fundada em 1986 como Orquestra de Câmara Sesiminas, o grupo tinha o objetivo inicial de proporcionar aos empregados da indústria acesso à música clássica. Em 2020, a cooperativa de trabalho dos músicos profissionais de Minas Gerais (Musicoop) passa a gerir a orquestra que adota novo nome: Orquestra Sesiminas Musicoop. A orquestra já realizou mais de mil concertos em pátios de fábrica, canteiros de obras, espaços públicos, além de marcar presença em grandes salas de concerto de toda Minas Gerais. Atualmente, Felipe Magalhães responde pela direção artística e regência.

Apresentado por Clóvis Ribeiro, o programa Harmonia vai ao ar neste domingo (10), às 14h, pela Rede Minas. O público ainda pode acompanhar a apresentação, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 17h57 - Fonte: Climatempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

35° Sensação
9.3 km/h Vento
63.8% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (30/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.