Domingo, 28 de Novembro de 2021 08:41
31997322364
Cidades LAGOA EM RISCO

Lagoa corre o risco de se romper em Santa Maria de Itabira e defesa civil interdida o local e diz; "A nossa prioridade é Vidas"

"A preocupação da defesa civil é a vida, nós precavemos algo de pior"

23/11/2021 06h19 Atualizada há 5 dias
Por: Helton Santos
A lagoa fica ao lado de uma estrada rural que é utilizada por moradores locais
A lagoa fica ao lado de uma estrada rural que é utilizada por moradores locais

Uma lagoa localizada em uma propriedade particular, trecho conhecido como estrada do Dely, zona rural de Santa Maria de Itabira, corre o risco de se romper. A lagoa fica ao lado de uma estrada rural que é utilizada por moradores locais, e uma grande cratera foi formada no local colocando em risco veículos e pessoas que passam pela estrada. A Defesa Civil municipal foi acionada e por orientação de um engenheiro, interditou o local. O chefe da defesa civil conversou com a reportagem do Plantão Santamariense nesta segunda-feira (22/11). 

A defesa Civil Municipal interditou a estrada, na parte de cima dessa cratera onde existe uma lagoa que corre risco de se romper, mas segundo o chefe da Defesa Civil Municipal, Jeonides Gomes da Silva, a Lagoa caso venha se romper, não há risco para a Comunidade do Chaves que fica do outro lado do Rio Giral, de frente para essa lagoa.

Ainda segundo Jeonides, a estrada é particular e a intervenção da Prefeitura e da Defesa Civil se dá em razão de que as pessoas que  moram na região e precisam de passar pelo local estão em risco e que a prioridade da defesa civil é preservar vidas.

"A defesa civil esteve no local por duas vezes, e como nós visualizamos a gravidade no local, nós fizemos contato com o setor de obras e levamos um engenheiro no local para avaliar e ele sugeriu a interdição do acesso. Porém o setor de obras foi informado desta situação e inclusive providências já estão sendo tomadas", disse Jeonides. 

Em outro momento o chefe da Defesa Civil Municipal falou sobre a preservação de vidas; "Nós estamos em um período chuvoso, e diante disso tudo a defesa civil simplesmente cercou dos cuidados e da preservação de vidas para evitar que pessoas fossem surpreendidas ali com o deslizamento daquela encosta  da lagoa a jusante. Aquilo pode descer a qualquer momento, de repente ta passando uma pessoa e aquilo rompe, aí a responsabilidade é de quem? É da defesa civil mesmo se tratando de uma lagoa e um acesso particular. A preocupação da defesa civil é a vida, nós precavemos algo de pior", afirmou Jeonides.

Veja o Vídeo de moradores da região passando pelo local antes da interdição da Defesa Civil

Ana Paula que é moradora da localidade e utiliza essa estrada todos os dias para ir para trabalhar, relatou a nossa reportagem que agora terá que fazer uma parte do trajeto caminhando, devido a uma cratera que engoliu parte da estrada. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Santa Maria de Itabira - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 08h34 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 29°

22° Sensação
14.1 km/h Vento
74.7% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.