Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Chuvas esparsas

Santa Maria de Itabira, MG

Cidades POÇOS DE CALDAS

Prefeito de Poços de Caldas estipula prazo para fim do serviço de tração animal

Charretes serão substituídas por carruagens elétricas no município.

12/12/2021 às 08h08 Atualizada em 12/12/2021 às 08h17
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas
Compartilhe:
Prefeito de Poços de Caldas estipula prazo para fim do serviço de tração animal

O prefeito Sérgio Azevedo, anunciou no inicio deste mês de Dezembro 2021, o prazo para o término do serviço de tração animal oferecido pelas charretes em Poços de Caldas. Por meio do projeto, já em desenvolvimento, “Poços + Inteligente”, a Prefeitura em parceria com a DME, Puc Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas irá viabilizar as carruagens elétricas.

Estudos têm sido realizados ao longo dos anos pela administração, para que uma solução pudesse ser apresentada no município e a partir de agora, efetivamente o projeto começa a ser desenvolvido dentro desta parceria.

“Até o dia 04 de outubro de 2022 todas as charretes de tração animal não poderão mais operar no município. A data é inclusive uma alusão ao “Dia de São Francisco de Assis”, padroeiro dos animais. Será um projeto bastante ambicioso com carruagens elétricas e que têm vários objetivos: Mobilidade Elétrica, Turismo, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do Século XIX, em um período onde carruagens eram utilizadas. É uma demanda muito importante que chega até nós há décadas, principalmente pelo poder legislativo com inúmeras indicações por parte de vereadores, além de pedidos por parte de comerciantes e da população em geral. Agora temos a solução para que ninguém será prejudicado e o foco principal mantido, para que a cidade saia ganhando”, aponta o prefeito Sérgio Azevedo.

Será também uma forma de ampliação junto ao projeto “Poços + Inteligente” que recentemente inaugurou o primeiro eletroposto de recarga rápida de Minas Gerais e os investimentos poderão ser viabilizados dentro dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL. “O projeto é muito interessante e temos tido um retorno excelente. Essa demanda por parte do prefeito chegou até nós do DME e iniciamos nossas pesquisas já que será um modelo totalmente novo. Muitas empresas abraçaram a ideia inovadora, que basicamente será um carro elétrico em formato de carruagem, com toda a segurança e glamour”, aponta o Gerente de Laboratório e P&D da DME Distribuição, Anderson Muniz.

A partir de agora, as reuniões técnicas serão desenvolvidas entre as instituições parceiras. Um dos integrantes do projeto, junto a Puc Minas Poços de Caldas, professor Fabiano Teixeira, comenta o ineditismo e desenvolvimento da proposta. “Será o primeiro projeto com carruagens elétricas a ser reproduzido em série no Brasil. É uma preocupação muito grande que temos, para que as carruagens sejam produzidas de uma fora que exista fácil manutenção e reposição, com peças que possam ser encontradas com facilidade no mercado local e a ideia é que toda a infraestrutura seja da própria cidade, inclusive com o recarregamento dos veículos nos eletropostos disponíveis.”

Com as carruagens os passeios serão um novo atrativo não apenas para visitantes, mas também aos próprios poços-caldenses que poderão conhecer este novo meio de transporte com cunho turístico da cidade.

O presidente da Câmara de vereadores de Poços de Caldas, Marcelo Heitor também comentou sobre o anúncio. “Parabenizo o prefeito juntamente a todos os envolvidos com esta decisão, pois é uma demanda muito grande que toda a cidade busca há muito tempo. É fundamental que tenhamos o desenvolvimento tecnológico para a evolução da cidade. Estamos muito felizes e como sempre a Câmara se coloca à disposição do executivo.”

O desenvolvimento do projeto segue a partir de agora, para definição dos próximos passos.

“É um projeto totalmente independente e realizado por parte do município. Será inclusive patenteado até devido ao pioneirismo da ação. Seremos provavelmente a primeira cidade do Brasil a implantar uma iniciativa como esta, com várias carruagens elétricas e com inúmeros benefícios. Será um ‘ganha-ganha’ onde buscaremos meios para uma atividade sustentável e os próprios charreteiros, que hoje operam no município, terão prioridade a assumir essas carruagens e receberão capacitação para o novo modelo. Vamos resgatar o contexto histórico local como mais um presente aos 150 anos de Poços, comemorado em 06 de novembro de 2022”, reforça o prefeito Sérgio.

Comenda Dom Pedro II

Também na oportunidade, o prefeito Sérgio Azevedo anunciou o lançamento da “Comenda Dom Pedro II”. Será uma honraria oferecida a partir dos 150 anos de Poços de Caldas, e com objetivo de ser fixada em todos os aniversários do município, em 06 de novembro. A comenda será entregue a importantes personalidades da cidade e que fazem parte da história local, desde o desenvolvimento do município até os dias atuais.

“Será uma forma de homenagear pessoas que são fundamentais para Poços de Caldas ter se tornado o que é hoje, em seus 150 anos de história. Uma honraria a ilustres personalidades do município todo o dia 06 de novembro, e em 2022 de forma ainda mais especial com um marco histórico ao município,” finaliza o prefeito.

Também participaram na oportunidade os vereadores Kleber Silva; Douglas Souza; Flávio Lima e Silva; Wellington Guimarães; Pastor Roberto Santos; Silvio Rogério; Regina Cioffi da atual legislatura; secretários municipais; demais representantes das instituições envolvidas no “Poços + Inteligente”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias