O menino de oito anos que foi baleado durante uma perseguição policial, no bairro Colonial, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (23), morreu na madrugada desta sexta-feira (24).
Bernardo estava com a avó e os irmãos a caminho de uma festa de fim de ano em uma igreja.
Após ser atingido, ele foi levado para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Municipal de Contagem com perfurações em um dos pulmões e ferimentos no braço esquerdo. Ele passou por cirurgia.
Em nota, enviada a reportagem na manhã desta sexta, a Prefeitura de Contagem disse "que apesar dos inúmeros esforços da equipe médica, o garoto de oito anos baleado na tarde de quinta-feira (23), não resistiu aos ferimentos e faleceu nessa madrugada (24)".
A reportagem tentou contato com a família da vítima, mas não foi atendida.
Entenda o caso
De acordo com a Polícia Militar, dois homens que estavam em um carro de cor preta, desobedeceu a ordem de parada dos policiais, durante uma fiscalização de trânsito, na rua Registro.
Eles tentaram fugir, mas os militares saíram em perseguição.
"Durante essa perseguição esses cidadãos que conduziam o veículo subiu na calçada dando a entender que iriam atropelar pessoas e disfere um tiro contra uma criança", explicou o Tenente-Coronel Murilo César em uma entrevista coletiva na noite de quinta-feira (23).
Ele ainda contou que os policiais atiraram em direção aos suspeitos após perceberem que a criança havia sido ferida pelos criminosos.
"No momento que um dos suspeitos atirou contra os militares, tenta atropelar, bate em uma viatura, um militar atirou contra ele, em defesa própria e de terceiros, naquele momento, a criança já teria sido alvejada por disparo", disse.
Os dois homens foram presos. Um deles tem passagem por roubo e direção perigosa.
A arma utilizada no crime não foi encontrada.
O carro foi apreendido e removido para o Pátio do Detran. A documentação, segundo a polícia, estava regular.
Porta-voz da PM ratifica que disparo que matou menino de 8 anos foi dado por criminoso
O porta voz da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Flávio Santiago, ratificou nesta sexta-feira a versão de que o menino Bernardo, de 8 anos, que morreu nesta madrugada no Hospital Municipal de Contagem, na Grande BH, foi atingido por um disparo de um dos dois suspeitos envolvidos na ocorrência. Conforme a PM, da dupla fugia de uma blitz. Flávio Santiago cita o depoimento de uma tia de Bernardo que teria visto o suspeito atirando.
Bernardo foi foi baleado na tarde dessa quinta-feira (23), na rua do Registro, quando seguia para uma festa em uma igreja ao lado da avó de uma irmã de dois anos e de um casal de primos, 13 e 12 anos.
Os suspeitos foram presos, mas até agora não se sabe o motivo deles terem fugido da polícia, já que o carro estava regular e nada de ilícito foi encontrado com eles. Nem a arma de fogo usada para atingir a criança.