Quinta, 20 de Janeiro de 2022 04:11
(31) 9 7233-8099
Cidades SALINAS

Ministro do Desenvolvimento Regional sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas em Salinas, MG

Durante sua passagem pelo Norte de Minas, Rogério Marinho falou que a liberação de recursos para as cidades atingidas depende das prefeituras, já que as verbas são solicitadas pelos municípios mediante preenchimento de planos de trabalho.

03/01/2022 18h44
Por: Redação Fonte: Inter TV
Ministro do Desenvolvimento Regional sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas em Salinas, MG

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho sobrevoou Salinas (MG) nesta segunda-feira (3). A visita, que ainda incluiu uma reunião com prefeitos, teve como objetivo avaliar os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. A comitiva contou com a presença de deputados e senadores.

Durante sua passagem pelo Norte de Minas, Marinho falou que a liberação de recursos para as cidades atingidas depende das prefeituras, já que as verbas são solicitadas pelos municípios mediante preenchimento de planos de trabalho.

“Sabemos, de uma forma preliminar, que há a necessidade de se fazer a reconstrução de pontes e estradas vicinais, construção de casas, mercados e postos de saúde. Nós não sabemos em que dimensão isso vai ocorrer, por isso estamos conversando in loco com os prefeitos, orientando os prefeitos para que façam seus planos de trabalho, para que façam as suas avaliações e os seus diagnósticos porque nosso papel é fazer justamente essa compilação, consolidar esses dados para levantar os recursos junto ao Congresso Nacional.”

O ministro falou ainda que o Governo Federal está com uma grande demanda, pois o país tem aproximadamente 400 municípios em situação de emergência, em função disso reforçou que as prefeituras precisam enviar as informações completas para análise, possibilitando que o processo seja feito com maior agilidade. Para exemplificar a situação, ele citou o caso de pontes que foram destruídas, a documentação precisa conter informações como a localização, as dimensões e o custo praticado pelo mercado para a execução da obra.

Rogério Marinho ainda destacou que o diagnóstico de danos exige paciência, já que o levantamento pode ser feito com precisão somente após as águas abaixarem.

O responsável pelo MDR também disse que uma medida provisória deve ser publicada para atender as solicitações das prefeituras. Ao ser questionado sobre o valor que deve ser liberado, explicou que o montante “depende dos planos de trabalho que serão entregues pelos prefeitos.”

O ministro ainda orientou que as solicitações dos municípios também devem constar por exemplo se há necessidade de vacinas ou médicos em função das chuvas. A partir das demandas, o MDR pede ao Ministério da Saúde que disponibilize o que for necessário.

“A primeira iniciativa é abrigar desabrigados, cuidar das pessoas que ficaram sem lar, que estão com água, alimento, medicamentos e cobertores.”

Chuva em Salinas

Salinas foi atingida por uma chuva forte e constante na noite do dia 27 e madrugada do dia 28 de dezembro. O rio, que tem o mesmo nome da cidade, transbordou e a água invadiu casas e comércios.

Nesta segunda, dados da Prefeitura apontam que sete pessoas estão desabrigadas e 1.727 desalojadas. No total, 528 famílias foram atingidas. Os idosos do Lar Santa Clara precisaram ser retirados e levados para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Não houve registro de mortos e feridos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Salinas - MG
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 03h55 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

23° Sensação
7.7 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.