Um caminhão carregado de leite atingiu o muro de duas casas na rua Juarez, no bairro União, região Nordeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (8). O morador de uma das residências atingidas chegou a ficar "ilhado" porque o veículo estava com a parte traseira presa no portão e no muro da casa dele. Não houve feridos.
Motorista desviou para não atingir crianças
A reportagem conversou com o caminhoneiro Marcos Antônio da Silva, de 48 anos. Ele conta que estava subindo a rua Juarez para acessar a rua Enoy quando perdeu o controle do veículo. "Assim que eu fui subir o morro ali pra fazer a entrega no supermercado aliviei o pé no cruzamento e o caminhão não conseguiu arrancar. Fui voltando o caminhão de ré, porém vinham três garotos pra escola. Para desviar do carro parado aqui e pra não voltar em cima dos garotos eu tive que virar a direção do caminhão jogando pra cima do muro", relatou.
As crianças não se feriram e não foram atingidas. O carro, um Ford Ka branco que estava estacionado, também saiu ileso.
O motorista atribuiu o acidente também ao asfalto molhado, que teria feito o pneu derrapar. O caminhão está no local e aguarda a chegada do guincho.
Moradores reclamam do fluxo intenso de caminhões
Moradores ouvidos pela reportagem estão apreensivos com o tráfego de caminhões na rua Juarez, que é muito íngreme. O principal motivo para o trânsito de veículos de carga na via está relacionado ao bloqueio de um trecho da rua paralela Arthur Sá, onde o asfalto cedeu acerca de um mês. Há cavaletes da BHTrans no local sinalizando desvios.
Geraldo Marcos Pinto, 70, que mora em uma das casas atingidas, conta que tomou um susto enorme quando viu o caminhão. Ainda assim, criticou a falta de planejamento de trânsito no bairro e atribuiu o acidente ao bloqueio do trecho da rua Arthur Sá e à falta de reparo na via. "Aqui aconteceu isso e vai continuar acontecendo direto, porque são caminhões de carga pesada", explicou.
O caminhoneiro Marcos Antônio também reclamou da dificuldade de acesso ao shopping e hipermercado, uma vez que a via está danificada e tem uma cratera coberta com lona. Ele conta que outros colegas de profissão têm utilizado as vias íngremes do bairro para acessar a rua Enoy, esquina com Arthur de Sá.
Procurada, a BHTrans informou que agentes monitoram e sinalizam o trânsito da região e que não restrições de tráfego de caminhões nas vias do bairro.
Por sua vez, até prefeitura de Belo Horizonte não retornou, até o momento, sobre a previsão de obras de reparo na via. O espaço segue aberto para manifestação.
Outro acidente
Um outro acidente parecido ocorreu na noite dessa segunda-feira (7) no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 18h55 os militares foram acionados para um acidente envolvendo um caminhão. Um morador da rua Atalaia informou que o veículo desgovernado invadiu a sua casa e bateu no carro que ele tinha acabado de guardar na garagem, além de que parte do muro desabou e obstruiu o acesso das pessoas, que acabaram ficando presas na casa.
A Defesa Civil da capital foi até o local e constatou danos no gradil da fachada e muro que divide os imóveis vizinhos. Os moradores foram comunicados a não dormirem no local até que seja efetuada uma nova vistoria.
Já o motorista foi notificado a providenciar a remoção do veículo após a tomada de medidas de segurança para mitigar os riscos o agravamento dos danos.