Sábado, 25 de Setembro de 2021 15:26
31997322364
Educação ESTUDANTE-COLUNISTA

Academia Independente De Letras / Scriptorium divulga o regulamento para o 1º Prêmio Apontador

Evidências Literárias do ano de 2021

08/04/2021 11h00 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Entrevista com o presidente fundador da AIL: Enoque Ferreira Cardozo
Entrevista com o presidente fundador da AIL: Enoque Ferreira Cardozo

O que é a Academia Independente De Letras ?

Fundada sobre a Casa Literária Enoque Cardozo (CLEC), a Academia Independente De Letras (AIL) é uma associação civil de direito privado, com finalidades culturais, sem fins lucrativos, criada em 09 de junho de 2018, com sede e foro na casa literária Enoque Cardozo. R. Nelson Francisco, n° 414 - Bairro Planalto,São João/Pernambuco (PE) – Brasil.

 

Começou a funcionar normalmente como um grupo de cinco tendo limite indeterminado de cadeiras. Titulando escritores Brasileiros nascategorias de acadêmicos: Efetivos, Honorários, Beneméritos e Aspirantes, enquanto escritores/autores fora do Brasil são titulados como membros Correspondentes.

 

A academia é mista com nossa ordem literária SCRIPTORIUM titulando também os membros efetivos como Comendadores Da Arte Literária Brasileira recebendo assim nossa medalha SCRIPTORIUM. 

Dedicada ao ramo das Letras e das Artes, seus membros se salientam na publicação de livros, obras literárias, revistas e participação nos jornais de todo o Brasil. Com Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita, sob o N° 30.661.681/0001-08, desde o dia 09 de junho de 2018, e pode firmar parceria, bem como receber subsídios governamentais e ou empresariado nacional e internacional, segundo prerrogativas do seu regimento interno.

 

Como foi a formação da AIL?

Com o fácil acesso a publicação em plataformas on-line e o crescente número de impressos sob demanda hoje no Brasil, o mundo literário sofre por mudanças, assim, como forma de acompanhar esses escritores nasceu a AIL, uma academia de letras que segue o escritor que publica de forma independente o qualificando e o integrando em uma associação unificadora de seu gênero artístico, a literatura.

 

Em 2012 quando editei e publiquei meus 3 primeiros livros em uma plataforma de auto publicação, percebi como o escritor brasileiro iniciante é desvalorizado e em muitos casos cartunizado até mesmo por outros escritores, afinal é normal sermos julgados por leitores, mas não por outros escritores. De lá para cá aotrabalhar como editor de livros, tive contato com muitos grupos literários, Confrarias como a UBE, Embaixadas de Letras, Academias de Letras virtuais e físicas e associações para escritores independentes e por esses grupos ganhei alguns prêmios, destaque, menções honrosas e Títulos o que me levou a fundar minha casa literária... A Casa Literárias Enoque Cardoso (CLEC) sobre um desses Títulos. Nela e por ela, todo e qualquer escritor poderia se desenvolver em seu oficio, criar projetos, ter ajuda e ajudar a outros como eles... 

 

Porém na casa literária precisávamos de mais espaço de mais Oportunidades, pensando nisso nasceu a  TRUPE DE SERVIÇOS EDITORIAS FREELANCER como a primeira extensão da CLEC. Na trupe editamos livros, criamos capas, ilustramos e registramos com o menor e melhor preço d

o mercado editorial. Após a trupe decidimos em dar mais um passo, e assim nasceu a Ordem Literária SCRIPTORIUM, basicamente, essa ordem, de forma simplista era um grupo literário de reuniões onde discutíamos sobre livros, apresentávamos ideias, textos e obras inacabadas, e em uma dessas reuniões entrou em discursão a criação da AIL... 

 

Como fundar, o que fazer após a fundação, a quem pedir ajuda, como caminhar... Desde essa reunião foram 7 meses de pesquisa afinal uma academia de letras se prede ao seu território e o que queríamos era um outro tipo de confraria, algo que fosse aberto para todos os escritores no brasil... E para isso a resposta surgiu simples em curtos momentos epifanicos.

 

 A AIL nasceria de forma física com escritório físico em nossa casa literária e ao mesmo tempo por nossa ordem literária a qual passou também por algumas reformulações a entenderíamos para todo o Brasil, unindo assim a Academia Independente de Letras  a nossa ordem Literária SCRIPTORIUM. Assim nasceu a AIL. Desde então em nossa casa literária como parceiro ganhamos a EDITORIAL CASA DE BONECAS eELIZ EDITORIAL o que no futuro veio a contribuir para a criação de nossa própria editora.

 

 

Qual o papel da AIL na sociedade e para os autores ?

Ainda estamos no começo de nossa jornada, porém mesmo com pouco tempo no mercado editorial gostamos de pensar que a AIL nasceu para revolucionar. Recebemos no ano de 2019 o prêmio referência pernambucana, temos nossa própria editora onde editamos e publicamos os livros de nossos acadêmicos barateando o máximo o custo dos serviços e impressos. Fazemos concurso literário uma vez ao ano para compor uma antologia poética aberta não só aos acadêmicos da AIL, mas sim ao publico em geral. Desenvolvemos projetos escolares, organizamos premiações para escritores/autores, editoras, gráficas e profissionais do livro... E como a pérola, ou melhor, pérolas em nossa academia de letras, nossos acadêmicos nos privilegiam todos os messes com projetos, concursos e premiações levando o nome da AIL para o Brasil e fora dele.

 

Como são as produções e Premiações ?

A Academia Independente de Letras (AIL) firmou parceria com alguns grupos literários hoje existentes no brasil. Assim uma gama de editoras, gráficas, grupos editorias/revistas, jornais profissionais do livro entre outras confrarias como Academia Independente de Letras passaram a compor nosso quadro de parceiros associados. Assim a EDITORIAL CASA DE BONECAS (ECB) nos surgiu como uma grande parceira em todas as nossas produções literárias quando levada em consideração a produção e impressão de livros. 

 

Além disso, a ECB se tornou uma das organizadoras de nossos eventos como “Concursos e premiações”, guiando de forma direta nosso Concurso Literário Antologia Poética (com edital lançado sempre em dezembro) e em nossas premiações como, por exemplo, o “1º PRÊMIO APONTADOR: Evidências Literárias 2021” atualmente com inscrições abertas para Escritores/Autores , Declamadores, Profissional do livro, Editoras e Gráficas

 

Requisitos para participar do 1º Prêmio Apontador/Evidências Literárias 2021:

 

A premiação “Apontador Evidências Literárias” é um título de qualificação e referência literária, promovido e entregue pela Casa Literárias Enoque Cardozo   (CLEC), Academia Independente de Letras (AIL), Ordem Literária SCRIPTORIUM e Editoral Casa de Bonecas (ECB) a Escritores/Autores, Declamadores, Profissional do livro, Editoras e Gráficas brasileiras de longa carreira ou estreantes, cujas obras possuam qualidade literária, artística e cultural a nível nacional, a fim de celebrar a Arte e seu protagonismo, como ferramenta principal do Escritor/Autor brasileiro, declamadores e de todos os profissionais por trás do produto final que é o livro. 
 

O Prêmio além de ser mais um Título somado ao participante, cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro, ao apresentar possibilidades que brotam das palavras num momento de transformação. Diante deste novo mundo, onde gritar e criar, compartilham da mesma ideia de mundo, que é existir entre o agora e o sempre.

A inscrição deverá ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição, a partir do dia 08 DEMarço até meia-noite do dia 30 DE Julho de 2021

 

A taxa de participação/inscrição no valor de 200,00 (duzentos) reais. Deverá ser pago no ato da inscrição, e enviado comprovante junto a ficha de inscrição e minibiografia com foto do participante para pessoa física (Escritores/Autores, Declamadores e Profissional do livro) e histórico/QUEM SOMOS + logo para pessoa jurídica (EDITORAS E GRÁFICAS) por e-mail ([email protected]) até meia-noite do dia 30 DE Julho de 2021. O não pagamento da taxa de inscrição até a data estabelecida nesse regulamento acarretará a não participação no 1º PRÊMIO APONTADOR: Evidências Literárias ano de 2021.

 

Nosso prêmio contempla a palavra falada, a palavra escrita e os profissionais e instituições editoriais por trás do livro, sendo um dos critérios principais para a participação em nossa premiação... SER:ESCRITORES/AUTORES:Ser brasileiro e ter idade mínima de 18 anos./Ter um livro impresso, solo ou em participação antológica.

DECLAMADORES: Ser brasileiro e ter idade mínima de 18 anos./Ter carreira literária, participação em eventos como festivais ou recitais. 

PROFISSIONAL DO LIVRO: Ser brasileiro e ter idade mínima de 18 anos./Atuar como profissional do livro no mínimo a 6 (seis) meses com trabalhos comprovados como: Agente Literário, Editor, Coordenador de Projetos Gráficos, Designer Editorial, Capista, Diagramador, Revisor, Ilustrador ou Tradutor.

EDITORAS e GRÁFICAS:Ter CNPJ ativo no mínimo a 6 (seis) meses./Ter publicações comprovadas como livro físico, revistas, livretos ou jornais.

 

Para pedir a ficha de inscrição e o regulamento, basta entrar em contato pelo número (WhatsApp) 87 981475718 ou

pelo E-mail: [email protected]

 

Acesse o regulamento 

 

 

Mensagem para o público

Escreva tudo que lhe agrade, 

porque são tuas palavras, 

tua verdade e tua vida... 

 

Cabe a outro ler, 

julgar e viver. 

E se achar necessário travestir-se de tudo aquilo que leu 

e disso derivar uma nova verdade 

e uma nova vida”.

 

ENOQUE FERREIRA CARDOZO

Presidente fundador da AIL

Cadeira n.01. A Epifania.

 

Imagens Cedidas Pela AIL

 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estudante - Colunista Edilson Joel
Sobre Estudante - Colunista Edilson Joel
Edilson Joel estudante 2º ano ensino médio,tenho 16 anos,criador de conteúdo digital e gosto de leituras, até que com o tempo chegou questões como;"Será que se eu montasse um site sobre qualquer tipo de livros isso poderia dar algum resultado?", "Será que desacreditar da leitura e ir buscar outro ramo seria o melhor a fazer?". Bem, eu silenciei essas e outras questões que se faziam na minha cabeça a respeito da leitura e do próprio site, decida investir na área da leitura pois ler é libertador.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 15h13 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 31°

31° Sensação
17.1 km/h Vento
43% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.