Quinta, 20 de Janeiro de 2022 04:59
(31) 9 7233-8099
Geral Edilson Joel

Estudante Edilson Joel entrevista o professor de filosofia e latim André Fonseca; Clássicos Literários na vida intelectual

Entrevista com o professor de filosofia e latim sobre a leitura dos livros e importancia desses livros na vida intelectual.

28/11/2021 06h57 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Estudante Colunista Edilson Joel
Estudante Colunista Edilson Joel

O educador ensina dicas para incorporar os livros nos estudos e no aprendizado diário, e como eles são fundamentais para uma boa educação. 

Professor André Fonseca

O que são os clássicos literários universais ?

Os clássicos universais são aqueles autores paradigmáticos, que fornecem um paradigma pela sua beleza e maturidade de sua abordagem e da profundidade com que tratam as experiências mais profundas da vida humana, portanto, os clássicos da literatura são como cânones (padrões) testados pelo tempo e pelo seu valor.

Quais são as contribuições dessas artes literárias para a vida intelectual ?

Elas contribuem para nossa vida intelectual a medida em que elas exercitam o nosso pensamento através da nossa forma familiaridade com as obras, com a linguagem mais profunda. A partir disso somos capazes de discernir a profundidade do textos, os símbolos e nos educar de forma adequada para uma vida humana mais plena de sentido.

Quais as vantagens do estudo dessas obras literárias ?

Elas nos ajudam a perceber aspectos dimensões da vida humana que jamais perceberíamos ou teríamos contatos; a não ser por elas. Podemos conhecer certo caracteres, tipos de pessoas que não temos em nossa experiência imediata mais ordinária, mas mediante a ela podemos conhecer essas vidas e personalidades e também aprender muito mais sobre experiência humana que nos diz respeito, Como dizia Terêncio "nada que é humano me é alheio".

Contribuições desses livros para arte, história, cultura, religião e história da humanidade

Na verdade podemos dizer que elas foram canais de expressão de todas aspectos da religião, arte e beleza existem algumas obras clássicas que expressam melhor de sua épocaa, mas também o seu pior. Por exemplo, a Divina comédia de Dante Alighieri nela está expresso tudo aquilo de melhor, profundo e característico da cultura medieval, portanto, mediante a essas obras nós podemos melhor avaliar sobre a arte, símbolos e histórias que fazem parte da época do autor e são atemporais (não se limitam ao tempo) porque dizem respeito à experiência humana

Como ter melhor acesso (leitura) desses textos?

É importante para termos um melhor acesso as obras uma leitura com atenção, não apenas pelo apreceio estético. É importante fazermos anotações da leitura a fim de que tendo lido, meditarmos para poder assimilarmos e também aprender sobre a narrativa e os personagens.

Como incorporar os clássicos universais nos estudos ?

Para incorporar nos clássicos nos estudos é necessário ter a rotina de estudo e se habituar com certos tipos de leitura. É importante que nós saibamos discernir que nem toda a leitura tem o mesmo grau de profundidade ou propósito, então se leio um autor clássico e quero realmente aprender com ela é importante que eu saiba anotar e pensar as grandes ideias em uma leitura viva e dialógico com os autores que escreveram os clássicos.

É possível dar acessíveis ao público leitor?

É possível, mas isso depende do aspecto mais amplo da formação cultural de renovação cultural. É impossível que nós tenhamos acesso uma obra como a Divina comédia, por exemplo, se nós não tivermos consciência e não tivermos interesse no fundamento do cultural, filosófico e teológico dentro do qual ela está inserida é preciso que crescemos em interesse por essa realidade, uma vez que conseguimos revitalizar essas culturas nós conseguimos tornar as obras acessíveis ao demais.

Você tem dicas de bibliotecas, escolas, professores e pais de como estimular a leitura com mais qualidade ?

Os aspectos mais importantes quando falamos sobre incentivo à leitura para professores e pais é fazer com que o estudante - o filho - perceba que aquela obra fala a ele, não basta com que ele veja uma narrativa externa e estranha a ele, mas é preciso que aquela obra traga questões que o preocupam, questões que são de máxima importância e que trazem uma resposta e uma orientação para sua vida.

Divina Comédia, de Dante Alighieri, obra citada na matéria está disponível na biblioteca municipal de Santa Maria de Itabira

Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.   

Neste livro Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista.

Este livro e de grandes clássicos Literários esta na biblioteca municipal de Santa Maria de Itabira. 

 
Três mosqueteiros.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Estudante - Colunista Edilson Joel
Sobre Estudante - Colunista Edilson Joel
Edilson Joel estudante 2º ano ensino médio,tenho 16 anos,criador de conteúdo digital e gosto de leituras, até que com o tempo chegou questões como;"Será que se eu montasse um site sobre qualquer tipo de livros isso poderia dar algum resultado?", "Será que desacreditar da leitura e ir buscar outro ramo seria o melhor a fazer?". Bem, eu silenciei essas e outras questões que se faziam na minha cabeça a respeito da leitura e do próprio site, decida investir na área da leitura pois ler é libertador.
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 04h55 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

22° Sensação
9.7 km/h Vento
98.3% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.