O motociclista de 18 anos atropelado por um motorista com sinais de embriaguez na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, morreu após ficar 11 dias internado. O corpo de Arthur Gabriel Ferreira Araújo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) nesta quarta-feira (28), de acordo com a Polícia Civil.
Arthur estava internado no Hospital de Pronto Socorro João XXIII desde o dia 17 de dezembro, data do acidente. O motorista, de 45 anos, chegou a ser encaminhado ao sistema prisional, mas passou pela audiência de custódia e conseguiu a liberdade provisória após pagamento de fiança no valor de R$ 3 mil. Além disso, o homem terá que cumprir medidas cautelares.
O acidente
Conforme o boletim da Polícia Militar, na madrugada do dia 17, os militares foram acionados no cruzamento das Avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas. Conforme testemunhas, Arthur estava parado com a motocicleta aguardando a sinalização semafórica quando o Renault Logan, conduzido por Sérgio Augusto Pinto Miranda, chocou contra a moto.
A vítima foi projetada por cima do carro e a motocicleta foi arrastada por cerca de 150 metros presa ao veículo. Ainda conforme o registro policial, Sérgio apresentava sinais de embriaguez como hálito etílico, olhos avermelhados, andar cambaleante e fala desconexa.
À polícia, ele disse ter tomado uma garrafa de cerveja ainda na madrugada do acidente. O motorista não aceitou realizar o teste do etilômetro.
O que diz a Polícia Civil
"Em relação ao acidente de trânsito com vítima registrado na data de 17 de dezembro, no bairro Savassi, na capital, a Polícia Civil deslocou a perícia oficial, à época do fato, ao local para realizar os trabalhos de praxe. O condutor, de 45 anos, foi conduzido e ouvido, por meio da Central Estadual do Plantão Digital, onde foi ratificada a prisão em flagrante delito, a princípio, pelos crimes de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional. A Polícia Civil informa, ainda, que a CNH do condutor foi recolhida, o veículo removido ao pátio credenciado e a investigação prossegue à cargo da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (Depict) para a completa elucidação do crime. O corpo da vítima, de 18 anos, foi encaminhado, nesta quarta-feira (28/12), ao Instituto Médico Legal e será submetido ao exame de necropsia".
Audiência de custódia
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do fórum de Belo Horizonte informou que a audiência de custódia de Sérgio foi realizada no dia 19 de dezembro e a liberdade provisória foi concedida. Veja quais são as medidas cautelares impostas pela Justiça:
Proibição de se ausentar da Comarca de Belo Horizonte por prazo superior a 30 dias, sem prévia autorização judicial
Compromisso de manter seu endereço atualizado e dever de comparecimento a todos os atos do inquérito e ação penal que vier a ser instaurada
Comparecimento à Ceapa (Rua Espírito Santo, 466 – 10º andar, Centro, Belo Horizonte), no prazo máximo de 03 dias úteis subsequente à sua liberação, para realizar inscrição e acompanhamento através do comparecimento mensal obrigatório, pelo período de 06 (seis) meses, e, caso o(a) autuado(a) apresente sintomas de covid-19, deverá entrar em contato com a equipe Ceapa através do telefone: (31) 2129-9392 e comparecer para realizar inscrição e acompanhamento após 10 (dez) dias
Suspensão de sua habilitação pelo prazo de 06 (seis) meses. Oficie-se ao Órgão Competente para tanto, dando-lhe ciência desta decisão.
Pagamento de fiança no valor de R$3.000,00
A reportagem não conseguiu contato com Sérgio Miranda. O corpo de Arthur será sepultado nesta quinta-feira (29).