O plenário da Câmara municipal de santa Maria de Itabira aprovou nesta última segunda feira (8) em segundo turno e por unanimidade o projeto de lei n° 2/2023 do Vereador Luciano Silva (AVANTE) que autoriza o Poder Executivo a realizar estudo de viabilidade para o trânsito na cidade.
Na proposta do vereador, o estudo abrangerá alternativas de engenharia de tráfego, trânsito e transportes, visando encontrar possibilidades de implementar alternativas que tornem o sistema viário mais eficiente e seguro. E que a sinalização, o fluxo, as conversões, redutores de velocidade e cruzamentos sejam avaliados, visando modificações pontuais. O estudo deverá apresentar a implantação de; Área de estacionamento de viaturas policiais, ciclovias, ponto de táxi, ponto de moto-táxi, ponto de ônibus, mão e contra-mão de ruas, mesmo que elas não sejam implantadas no primeiro momento, além de outras intervenções físicas, as quais levam em consideração também o tráfego de caminhões pesados pela cidade.
O estudo deverá ser feito por uma empresa especializada, e ficará devidamente documentado e a disposição do Ministério Público e de qualquer outro Órgão ou Entidade que o solicitar, o estudo também deverá ser apresentado a população para discussão, por meio de audiências públicas.
Na justificativa, apresentada ao plenário o vereador Luciano Silva (AVANTE) apontou que o objetivo do projeto é melhorar a circulação de veículos e oferecer mais segurança para pedestres e motoristas.
Câmara aprova projeto que autoriza estudo técnico para o trânsito de Santa Maria de Itabira
Santa Maria de Itabira está situada em meio ao fluxo da MGC-120 que atravessa cidades importantes como Itabira, Nova era, Ferros, São João Evangelista, Ponte Nova, Viçosa, Guanhães, Capelinha, entre outras, além de atravessar estados importantes do Brasil. O fluxo é muito grande, principalmente pesados de carga e descarga e ônibus, além de carros de passeio, motocicletas e ciclistas, em meio aos pedestres. É muito comum motoristas de fora, ficarem perdidos, a procura de informações, que conduzam a seus destinos, devido a falta de placas indicativas.
A cidade precisa de sinalização técnica visual e de solo, dentro da atual legislação e demais necessárias a uma completa interpretação de condutores de veículos e pedestres. "Nosso trânsito como de conhecimento de todos é um caos, precisamos de um estudo técnico que vai atender todas as nescessidade e expectativas trazendo fluidez e segurança, melhorando a vida dos santamarienses, e a autorização para o estudo é o primeiro passo que precisamos dar" avaliou o parlamentar Luciano Silva (AVANTE)