A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está investigando uma denúncia de maus-tratos contra animais na clínica veterinária pública Projeto Animal Luz, em Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte. Policiais estiveram no local, que está fechado, nessa quarta-feira (06/11). Protetores da cidade denunciam que a clínica foi esvaziada, e não há informações sobre o paradeiro dos animais que estavam acolhidos.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o local com portas e janelas fechadas e os parquinhos para cães vazios. "A pergunta que fica é esta: onde foram parar os animais que estavam aqui?", diz o morador que fez o registro. O Projeto Animal Luz é a única clínica veterinária pública de Juatuba. A reportagem contatou a prefeitura da cidade e aguarda retorno.
O Instituto Heleno Maia de Proteção à Biodiversidade (IHMBIO) é uma das instituições que endossam a denúncia. "Era uma clínica que oferecia um serviço importante para a população, a única pública. Parou de um dia para o outro. Muitos protetores estiveram lá. Não há funcionários, e os cães abrigados sumiram", diz Heleno Maia, fundador do instituto.
Segundo ele, vereadores da cidade estão cobrando uma resposta da prefeitura, mas, até o momento, o fechamento do Projeto Animal Luz ainda é um mistério. "Alguns funcionários que foram demitidos relataram que houve sacrifício de alguns cães, mas isso ainda não foi confirmado. Agora que a Polícia Civil abriu um inquérito, saberemos", continuou Maia.
O que diz a Polícia Civil?
"A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que apura denúncia de maus-tratos contra animais, registrada na última segunda-feira (4/11), no município de Juatuba. O caso está a cargo da 1ª Delegacia de Polícia Civil do município."
A reportagem aguarda retorno da Prefeitura de Juatuba.