Moradores de Santa Maria de Itabira têm enfrentado graves problemas com o abastecimento de água. Além da interrupção do serviço, que deixou várias localidades sem água por dias, quando o fornecimento é retomado, a água chega com coloração amarela ou barrenta, causando indignação e preocupação na população.
A empresária Rosymeire, que trabalha com aluguel de toalhas de mesa, relatou os prejuízos causados pela má qualidade da água. "Olha a cor da água daqui de Santa Maria. Como posso lavar toalhas num barro desse? Olha minhas toalhas branquinhas!", lamentou. Para ela, a única solução seria recorrer à Justiça contra a Copasa, responsável pelo serviço de abastecimento.
Na Vila Marília Costa, a moradora Gisselaine desabafou sobre o problema. "Estamos com interrupção de água desde sábado, e a água que chegou está com cor de barro. Estamos com medo de usar", disse ela, evidenciando o receio em consumir a água fornecida.
A cabeleireira Fernanda também manifestou sua insatisfação. Segundo ela, a frequência das interrupções e a má qualidade da água já se tornaram comuns. "Na verdade, já estamos sofrendo com a falta de água com frequência. A água está vindo amarela há muitos dias. Porém, ontem, quando ela resolveu cair à noite, veio barrenta!", contou.
Os relatos mostram que a situação tem gerado transtornos e preocupações, especialmente com relação à saúde e aos prejuízos econômicos. A população cobra uma solução imediata da Copasa e respostas sobre a constante instabilidade no fornecimento de água no município.
Ver essa foto no Instagram
O Plantão Santamariense procurará a Copasa para um posicionamento oficial sobre as denúncias.