Um peixe com ‘dentes humanos’ foi pescado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e viralizou nas redes. Uma família de Belo Horizonte, Minas Gerais, comprou o peixe e só percebeu a ‘dentadura’ quando o animal já estava indo para a grelha. Com a dúvida, a turista mineira Paula Moreira fez um vídeo se perguntando que peixe era aquele e a publicação já passava de quatro milhões de visualizações nesta quinta-feira (9).
Em outras imagens, a família aparece brincando com o peixe antes de levar para a grelha.
Mas afinal, que peixe é esse? Foi a pergunta que mais apareceu no vídeo feito pela mineira. Algumas pessoas chegaram até a comentar que era montagem.
Um biólogo especialista em peixes explicou que se trata de um sargo-de-dentes, peixe comum no litoral brasileiro (veja mais detalhes sobre o peixe no final da reportagem).
A pescaria foi feita no dia 30 de dezembro, mas a turista só publicou o vídeo nesta segunda-feira (6). Foi só as imagens aparecerem na internet que a dúvida da família também foi a dos internautas.
A empreendedora e turista Paula Moreira, de 37 anos, contou que o que era então para ser um almoço de família no fim de ano virou uma grande diversão.
Além do sargo-de-dentes, a família comprou outros dois peixes: corvina e pescada. Os três custaram R$ 300.
A princípio, a mineira colocou o vídeo apenas para os amigos. Mas depois de tantos pedidos, ela publicou as imagens e percebeu que muita gente tinha a mesma dúvida que ela. Em menos de 24h já tinha batido um milhão de visualizações.
A aparência curiosa do peixe não foi empecilho para que a família saboreasse o pescado. Mas para a empreendedora foi um pouquinho diferente.
A família que tem o hábito de viajar para o estado, agora vai ter mais uma história para contar.
Dentes ajudam na alimentação da espécie
A empreendedora disse que muitas pessoas que viram a foto pensaram que tinha feito uma montagem e colocado digitalmente os dentes no peixe. Mas, de acordo com o biólogo especialista em peixes, João Luiz Gasparini, o sargo-de-dentes possui um tipo de arcada dentária que ajuda na alimentação.
“Ele tem dentes incisivos e fortes que parecem o dente humano. Isso é por causa da evolução. O animal come mariscos, arranca até mexilhão, sururu da pedra, então ele precisa de dentes muitos fortes. Ele tem dente também em cima do céu da boca, e esses dentes são todos arredondados, então ele esmigalha conchas, caramujos, caranguejos”, explicou o biólogo, que também integra a equipe do Projeto de Monitoramento das Atividades Pesqueiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).