A família de Jairo Menezes Rodrigues Dias, de 23 anos, recebeu nesta sexta-feira (11/04) a confirmação da morte do jovem, desaparecido desde 26 de setembro do ano passado. Jairo foi visto pela última vez ao sair de casa, no bairro Novo Riacho, em Contagem, na Grande BH, para entregar uma sacola de roupas a um colega de trabalho — apontado posteriormente como um dos autores do crime.
Segundo a investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Jairo foi assassinado e esquartejado na casa do suspeito. O corpo foi abandonado no bairro Tropical, também em Contagem. Além do colega, outro homem e um adolescente são investigados pelo homicídio.
No dia 2 de abril deste ano, o menor foi localizado pela polícia e indicou o local onde os restos mortais foram deixados. No entanto, quando os agentes chegaram ao endereço, o corpo já não estava mais lá. Indícios de uma cena de crime ainda foram encontrados.
Através do cruzamento de dados, a PCMG descobriu que os restos mortais de Jairo foram recolhidos no dia 13 de outubro de 2023 e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), onde ficaram sem identificação por meses.
Indignada, a família afirma que procurou o IML diversas vezes, levando exames e até a arcada dentária de Jairo, mas ainda assim não obteve respostas.
“O que espanta a gente é que a gente foi no IML direto, com arcada dentária e todos os exames, e, mesmo assim, não falaram pra gente”, lamentou um parente da vítima.
O sepultamento de Jairo está marcado para as 16h deste sábado (12/04), no Cemitério Central de Ibirité.