Durante a 14ª edição da Operação Força Total, realizada nesta quinta-feira (24), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebeu denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas em uma residência no bairro Santa Ruth, em Itabira. A informação indicava que havia chegado ao local uma quantidade significativa de entorpecentes.
Com base na denúncia, uma equipe policial se deslocou até o endereço informado. Do lado de fora, os militares visualizaram, no interior do imóvel, quatro indivíduos aparentemente fracionando substâncias semelhantes a drogas ilícitas. Diante da situação de flagrante delito, os policiais realizaram a entrada na residência.
Durante a abordagem, dois suspeitos conseguiram fugir pelos fundos da casa, pulando muros de imóveis vizinhos. Outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos no local. Com eles, segundo a PM, foram encontrados os seguintes materiais:
3 barras de substância análoga à maconha;
Meia barra, 7 porções e 3 papelotes de substância análoga à cocaína;
1 tablete de substância semelhante ao crack;
1 sacola contendo mais maconha.
Posteriormente, uma mulher de 32 anos compareceu à residência e teria declarado aos policiais que é a responsável por parte do material encontrado, além de afirmar que os adolescentes são seus filhos. Em continuidade às buscas no imóvel, foram localizados, dentro de um guarda-roupa:
256 pinos com substância análoga à cocaína;
33 buchas de substância análoga à maconha.
Também foi localizada no local uma motocicleta Honda XRE 300, cor preta, com queixa de furto registrada em 5 de março de 2025, na cidade de Belo Horizonte. O veículo foi apreendido e removido ao pátio credenciado.
Diante dos fatos, os materiais apreendidos e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itabira, onde será dado prosseguimento às investigações.