Quarta, 01 de Dezembro de 2021 15:48
31997322364
Geral Zoológico BH

Onça pintada e lagarto morrem no zoológico de Belo Horizonte

A onça Pytu era jovem e tinha chegado ao zoológico no ano passado. Já o lagarto estava com a idade avançada

21/10/2021 07h04
Por: Redação Fonte: O Tempo
A onça Pytu era jovem e tinha chegado ao zoológico no ano passado. Já o lagarto estava com a idade avançada
A onça Pytu era jovem e tinha chegado ao zoológico no ano passado. Já o lagarto estava com a idade avançada

Dois animais morreram no Zoológico de Belo Horizonte nesta quarta-feira (20). A onça pintada macho, Pytu e o lagarto monitor. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) divulgou nota lamentando a morte dos bichos. 

A onça Pytu era jovem e tinha chegado ao zoológico no ano passado. O animal passou pelo período de quarentena antes de ser colocado na área de exposição e teve uma boa adaptação ao novo recinto, apresentando boa saúde. 

No entanto, no último dia 15, a onça apresentou respiração ofegante com ruído, aparência de dor e cansaço. Foi feito tratamento do animal com toda a medicação necessária, mas ele não resistiu. Ainda não se sabe as causas da morte da onça, mas há suspeita de pneumonia. 

“A FPMZB lamenta profundamente essa perda, pois Pytu representava um esforço permanente da Fundação e de muitos parceiros em garantir, com as melhores práticas de bem-estar e manejo, a conservação de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Consciente dos desafios para evitar a perda de biodiversidade nos diversos biomas, a FPMZB continuará mantendo o compromisso e toda dedicação aos 25 programas de conservação dos quais já participa e que visam garantir proteção das espécies ameaçadas da fauna brasileira, de seus habitats e ecossistemas naturais”, informou a fundação. 

Outro animal que morreu foi o lagarto monitor. O lagarto fêmea já estava com a idade avançada, 24 anos, e a expectativa de vida da espécie é 20 anos. 

“Com o processo de envelhecimento, o animal desenvolveu alterações oculares relevantes, que culminaram em um comprometimento ocular irreversível. Já nos últimos meses, vinha perdendo progressivamente o interesse pelo alimento apesar das constantes tentativas. Foi encaminhado aos cuidados da Seção de Veterinária, que constatou desidratação e doenças relacionadas à sua idade avançada”, informou a fundação.

O animal ainda tinha uma alteração extensa no fígado e nódulos tumorais e apesar da tentativa de reverter o quadro, ele não respondeu ao tratamento e morreu.

“Os animais serão destinados ao Museu de História Natural da PUC. A FPMZB mantém o compromisso de total transparência com as ocorrências no Zoológico de BH e demais unidades que administra. Por isso, preza pela divulgação de todo o histórico correto e informações fidedignas, sejam elas positivas, como nascimentos, aquisição de novos animais, participação em programas de conservação de espécies ameaçadas, ou mesmo as relacionadas a temas mais sensíveis, como a morte de seus animais” conclui a fundação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Santa Maria de Itabira - MG
Atualizado às 15h48 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. ° Máx. °

27° Sensação
13.7 km/h Vento
55.8% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °