
A cidade de Itabira está sendo destaque nos principais veículos de comunicação do Brasil, em razão de uma abordagem policial realizada na última sexta-feira (05/11), na Avenida Israel Pinheiro, no centro de Itabira - MG. Nas imagens é possível ver uma mulher, de 18 anos, sendo imobilizada por um policial militar enquanto estava com uma criança no colo. Ele coloca o joelho no pescoço dela, que cai no chão com a criança ainda no colo. Veículos de Comunicação noticiaram o fato, Autoridades Politicas se manifestaram, e PMMG emite Nota de Esclarecimento.
A edição do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão exibido no último sábado (06/11), mostrou o vídeo da abordagem;
O SBT também mostrou o vídeo com a ação dos Militares no tele-jornal Primeiro Impacto, edição desta segunda-feira (08/11), e o Jornalista emitiu opinião sobre as imagens (veja);
O portal de notícias UOL, veículo de comunicação que é conhecido e acessado em todo o Brasil, também publicou o vídeo com a ação dos PM's de Minas Gerais. Em razão do vídeo publicado pelo UOL ter restrição de idade, só é possível acessa-lo direto pelo You Tube.
Em Minas Gerais, o vídeo da abordagem da PMMG em Itabira, foi assunto nos principais tele-jornais e programas policiais em Rádios, TV's e portais de notícias.
A Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, também publicou o vídeo da abordagem policial em seu canal no You Tube;
A Rádio 98FM de Belo Horizonte também repercutiu o assunto em sua programação e redes sociais;
Além de diversos veículos de comunicação noticiando o fato ocorrido em Itabira, alguns politicos também emitiram suas opiniões sobre o fato. Uma figura politica que se manifestou, foi o Deputado Federal Reginaldo Lopes. "Estou indignado com as cenas de policiais militares agredindo mortalmente uma mulher com criança no colo em Itabira/MG. Vergonha, covardia" disse o deputado.
O Deputado Estadual Bernardo Mucida, também manifestou indignação com a atitude dos Policiais na abordagem. "É com indignação que vi as imagens da abordagem truculenta de dois policiais em Itabira, na noite desta sexta-feira (5/11), a uma mulher com duas crianças, estando uma delas no colo"disse Mucida.
O Prefeito de Itabira, cidade onde aconteceu a abordagem, se manifestou em sua rede social ainda na noite da sexta-feira (05/11), data em que ocorreu o fato.
O Ministério Público de Minas Gerais irá instaurar um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar a conduta de dois policiais militares.
O que diz a PMMG
Leia a nota na íntegra:
"A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) esclarece que no início da noite dessa sexta-feira (05/11/21), na cidade de Itabira, região Central de Minas, realizou a prisão em flagrante de um casal por porte ilegal de arma de fogo e munições.
Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la.
Além da arma de fogo e das munições, uma touca ninja também foi apreendida com o casal.
Sobre a atuação policial, a PMMG esclarece ainda que os fatos serão apurados pela instituição em procedimento administrativo".
