
Apesar das faixas e cartazes anunciando promoções nas lojas, muitos consumidores não estão animados com a Black Friday em Belo Horizonte. Para alguns, as ofertas são enganosas e não diferem dos preços praticados normalmente. Há também quem dispense a data devido à crise financeira que impossibilita novos gastos.
Outro perfil registrado é o de pessoas que querem aproveitar o momento para tentar comprar produtos que estão com preços mais elevados. É o caso da telemarketing Jesuene de Oliveira, de 52 anos, que diz não acreditar muito nas promoções da black friday. A intenção inicial era comprar uma guarda-roupa novo, mas a ideia foi descartada.
Todavia, ela garante que vai fazer uma boa pesquisa de preços, principalmente no supermercado. “A gente vai mesmo é para o lado do supermercado. Estou pensando em fazer a compra do mês. Os preços estão muito altos e estou pesquisando bastante”, disse.
A dona de casa Maria Auxiliadora de Souza, de 68 anos, informou que vai ignorar a data. A mulher relata que as promoções ofertadas durante a black friday não se diferenciam do que é praticado durante o ano.
“Vai ser um dia normal para mim. Não pretendo olhar desconto, é muito tumulto. Normalmente eles colocam um ou dois itens com desconto para fazer uma diferença boa", opinou;
Para o economista Lauro Barreto, de 79 anos, a black friday é uma oportunidade para comprar roupas. Porém, ele acredita que as empresas aumentam os preços às vésperas da data, para uma falsa promoção retornando com o preço habitual do produto.
“Nas vezes que eu olhei eu percebi aumento de preço e, às vezes, bastante acentuado. Tem preço de camisa que antes era muito mais barato, os preços estão lá em cima. Não estão havendo esses descontos que eles anunciam, mesmo porque a economia não permite isso”, relatou.
CUIDADOS
Independente do interesse de compra, o consumidor deve ter cuidado durante as compras. A especialista em Direito do Consumidor e professora da Faculdade Milton Campos, Beatriz Gontijo, alerta que o cidadão deve verificar, antes de fechar negócio, a reputação da loja, além de tomar cuidado com produtos com preços muito baixos.
“O período de black friday é caracterizado por muitas fraudes. Uma boa opção é evitar pagamentos à vista, pois, caso tenha algum problema na compra, com o pagamento via cartão de crédito é mais fácil cancelar”, aconselha.
Gontijo ainda destaca que eventuais problemas com produtos comprados no período devem ser reportados ao Procon mais próximo.